Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Rejane Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T20:31:10Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T20:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, R. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2703 | - |
dc.description | QUEIROZ, Rejane Lima de. Breve análise sobre a formação de professores de Ciências, o ensino e a prática docente no município de São Francisco do Conde. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!”) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta abordagens acerca da formação inicial e continuada dos professores de Ciências e de como esta formação influencia o ensino e a prática docente. Esta pesquisa foi realizada com os docentes da disciplina de Ciências/Biologia das redes municipal, estadual e privada do município de São Francisco do Conde, Bahia. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar sobre como a formação inicial e/ou continuada dos professores da disciplina de Ciências contribui para o aperfeiçoamento docente, a melhoria da qualidade de ensino e ressignificação da prática docente. No atual contexto social em que estamos inseridos o papel do professor é essencial e, por isso, exige-se que este profissional esteja preparado e seja capaz de dominar as novas tecnologias, compreender as múltiplas linguagens e utilizar as atividades investigativas. Através dessa pesquisa foi possível identificar aspectos que influenciam o ensino e a práxis pedagógica no espaço escolar. A metodologia utilizada possui caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa e contou com a aplicação de observações e questionário que contou com a participação de treze docentes que lecionam a disciplina de Ciências/Biologia. Após a análise dos dados foi possível concluir que a formação inicial e continuada dos professores de Ciências contribui e influencia a melhoria do ensino, da prática docente e consequentemente tem-se uma melhora da qualidade de ensino, já que ela permite que o docente tenha acesso a outras formas de conhecimentos renovando assim a prática docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | Breve análise sobre a formação de professores de Ciências, o ensino e a prática docente no município de São Francisco do Conde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_mono_rejanequeiroz.pdf | 2022_mono_rejanequeiroz.pdf | 935,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.