Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2722
Título: Entre as tradições e o ressignificar: a escrita de Paulina Chiziane em busca da representatividade feminina
Autor(es): Silva, Joilson de Jesus Gomes da
Palavras-chave: Chiziane, Paulina, 1955- - Crítica e interpretação
Literatura moçambicana
Mulheres - Condições sociais
Data do documento: 7-Fev-2022
Citação: SILVA, J. J. G. (2022)
Resumo: A proposta deste artigo é realizar uma pesquisa a respeito da relevância da obra de Paulina Chiziane, primeira escritora a publicar um romance em Moçambique. A autora possui como um dos principais temas de escrita a condição da mulher na sociedade moçambicana. Por isso, é salutar compreender a importância e o papel exercido por Chiziane dentro de um cenário predominantemente masculino, legitimado por características patriarcais e resquícios do período colonial presentes em Moçambique. Caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, estudaremos aspectos da vida pessoal e o processo de formação de Paulina enquanto escritora, através de análises de produções literárias e científicas. Neste contexto, buscou-se evidenciar a exaltação feminina através das protagonistas de suas obras literárias. Por outro lado, sem esquecer de demonstrar a história de Moçambique contada sob a percepção de mulher que sofre diante das injustiças locais. Sendo assim, com grande cunho contestatório, a autora é uma porta-voz em favor do desenvolvimento feminino e a ocupação de espaço historicamente negado as mulheres.
Descrição: SILVA, Joilson de Jesus Gomes da. Entre as tradições e o ressignificar: a escrita de Paulina Chiziane em busca da representatividade feminina. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Interdisciplinar em Literatura Africana de Língua Portuguesa) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2722
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_joilsonsilva.pdf2022_arti_joilsonsilva.pdf235,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.