Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2730
Título: A linguagem como elemento de construção da identidade moçambicana na obra Terra sonâmbula de Mia Couto
Autor(es): Silva, Rute Souza
Palavras-chave: Identidade social na literatura
Linguagem e cultura - Moçambique
Terra sonâmbula - Crítica e interpretação
Data do documento: 26-Jan-2022
Citação: SILVA, R. S. (2022)
Resumo: A literatura tem sido fundamental nas sociedades letradas porque permite a imaginação e a criatividade. A produção de materiais literários é acompanhada do uso da língua que vai carregada de figuras de estilo e de elementos que constroem a identidade. O romance “Terra Sonâmbula” da autoria do escritor moçambicano Mia Couta desperta interesse para qualquer amante da literatura, porque apresenta traços e marcas próprias da moçambicanidade. A obra, composta por 206 páginas, busca o imaginário baseado no real, relacionando as identidades socioculturais e linguísticas. A presente pesquisa busca compreender a forma como Mia Couto utiliza-se da linguagem, em sua obra “Terra Sonâmbula”, como elemento demarcador da identidade africana e moçambicana, de modo a aprofundar reflexões acerca da língua como importante traço cultural e identitário de um povo, bem como fator de resistência. Para tanto buscou-se uma análise do texto do romance e todo o seu arcabouço vocabular, bem como utilizou-se do método bibliográfico a fim de melhor esclarecer questões relativas à língua, identidade e cultura. Por fim, compreende-se que a linguagem e seleção vocabular utilizada por Couto na obra em questão contribuem para a demarcação e construção de um universo identitário moçambicano. O português moçambicano está marcado e presente buscando marcar a identidade sociolinguístico dos personagens.
Descrição: SILVA, Rute Souza. A linguagem como elemento de construção da identidade moçambicana na obra Terra sonâmbula de Mia Couto. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Interdisciplinar em Literatura Africana de Língua Portuguesa) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2730
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_rutesilva.pdf2022_arti_rutesilva.pdf219,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.