Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2735
Título: A interdisciplinaridade em uma escola de educação profissional de Nível Médio
Autor(es): Carvalho, Lucimery dos Santos
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Santo Amaro (BA)
Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano - Projetos
Ensino profissional - Santo Amaro (BA)
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: CARVALHO, L. S. (2022)
Resumo: É um grande desafio propor atividades interdisciplinares para um grupo de profissionais que há tempos desenvolvem trabalhos individuais, com interesses próprios, mas com objetivos em comum. Nessa perspectiva o projeto de intervenção pedagógica foi elaborado pensando na possibilidade de propor aos docentes do centro estadual de educação profissional em turismo do leste baiano, uma metodologia interdisciplinar, uma pratica que integrassem várias disciplinas e conteúdos, a partir de temáticas que são interessantes para todas as áreas, esse recurso ou maneira de desenvolver aulas, são importantes tanto no que se refere aos seus objetivos , conteúdos, ou desejo de preparar os docentes enquanto futuros profissionais. O relatório corresponde ainda, aos momentos vividos durante meu percurso enquanto discente do curso de pós-graduação lato sensu em metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio. O relato é composto pela descrição das atividades e exposição das experiências vivenciadas na elaboração e execução do projeto de intervenção cujo tema faz referência ao trabalho interdisciplinar. O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias organizacionais dos saberes epistemológicos e sociais, abordagens de assuntos, igualmente refletir as interações entre as disciplinas ou campos de conhecimentos e práticas culturais consideradas e tratadas de formas isoladas dos demais conteúdos nos entornos da escolarização básica e educação enquanto processo humana e sociais. As dificuldades encontradas durante o período de execução fizeram com que o projeto não fosse aplicado, realizado, os motivos foram o alto índice de casos da covis-19, seguindo da reforma da instituição que se estendeu até o final do ano letivo, obrigando as aulas a continuarem remotas. Apesar da continuidade dessa modalidade de aulas, a maioria dos estudantes apresentaram dificuldades de acesso as salas virtuais, no sobretudo, os professores continuaram ativos, na esperança de ter os alunos de volta participando das salas criadas para essas aulas.
Descrição: CARVALHO, Lucimery dos Santos. A interdisciplinaridade em uma escola de educação profissional de Nível Médio. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2735
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_rela_lucimerycarvalho.pdf2022_rela_lucimerycarvalho.pdf610,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.