Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2751
Title: A aplicabilidade da classificação de risco e demanda espontânea na Atenção Primaria à Saúde e a participação do enfermeiro: revisão integrativa
Authors: Oliveira, Evelvâni Moreira
Keywords: Classificação de demanda
Cuidados primários de saúde
Enfermeiro e paciente
Issue Date: 2-Aug-2018
Citation: OLIVEIRA, E. M. (2018)
Abstract: Caracterizada como um conjunto de ações de saúde que engloba a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos entre outros a Atenção Primaria à Saúde (APS) é responsável pela atenção integral à saúde da população, o Programa Saúde da Família (PSF), anos depois chamado de Estratégia Saúde da Família (ESF), surge como importante estratégia para reorganizar o modelo assistencial e cumprir o que é proposto, o Acolhimento a Demanda Espontânea é uma das ações para acolher e escutar usuários que procuram as equipes da ESF, é através dela e da aplicação da Classificação de Risco que se define a real necessidade daquele usuário e a melhor forma de atender a ela. O presente estudo surgiu do interesse sobre a utilização da classificação de Risco durante o acolhimento para o atendimento a Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS) e a atuação do enfermeiro em todo o processo. Trata-se de uma Revisão integrativa que visa analisar a produção científica sobre a Demanda Espontânea e Classificação de Risco ao atendimento na estratégia saúde da família nos últimos dez anos, sendo o enfermeiro reconhecidamente o profissional indicado para esse processo por sua boa comunicação com o público, presteza e segurança na sua conduta e respaldado através da lei do exercício profissional para tal ação, a APS deve prestar o primeiro atendimento as urgências e emergências que a eles são apresentadas sendo a porta de entrada ao usuário aos serviços de saúde e o ACR com a demanda espontânea uma das principais formas de avaliar e inserir o usuário a esta rede.
Description: OLIVEIRA, Evelvâni Moreira. A aplicabilidade da classificação de risco e demanda espontânea na Atenção Primaria à Saúde e a participação do enfermeiro: revisão integrativa. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2751
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_evelvanioliveira.pdf2018_mono_evelvanioliveira.pdf163,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.