Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2757
Título: Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Silva, Francielle Morganne Veríssimo Alves
Palavras-chave: Cuidados primários de saúde - Brasil
Vigilância Alimentar e Nutricional - Brasil
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SILVA, F. M. V. A. (2021)
Resumo: A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é uma ferramenta de monitoramento que fornece um diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população, e consequentemente da situação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Neste sentido, serve de subsídio para políticas, programas e ações que promovam o fortalecimento da SAN em diferentes locais, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS). O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar os alcances e limites da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde e seus reflexos nas ações de Segurança Alimentar e Nutricional. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa, o qual ocorreu por meio de pesquisa com formulário eletrônico online. Os resultados encontrados revelaram que a maior parte dos profissionais que responderam à pesquisam eram enfermeiros e nutricionistas. Foi observado também que a avaliação antropométrica era realizada em boa parte dos atendimentos e que os grupos com maiores percentuais foram o de crianças menores de 10 ano e gestantes. A insuficiente utilização das informações coletadas a partir das ações de vigilância alimentar e nutricional foi outro ponto de destaque. As parcerias, o abastecimento local e a utilização de manuais do Ministério da Saúde se mostraram importantes para as ações de vigilância. Por fim, as ações de vigilância alimentar e nutricional estão diretamente relacionadas ao pleno desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional.
Descrição: SILVA, Francielle Morganne Veríssimo Alves. Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2757
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_franciellesilva.pdf2021_arti_franciellesilva.pdf237,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.