Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2791
Título: O pré-teatro e a cultura dos Papangus de Caetano e de Sucatinga Beberibe-CE.
Autor(es): Nascimento, Pedro Pereira do
Palavras-chave: Papangus
Outro teatro
Pré-teatro
Cultura popular
Data do documento: 2021
Citação: NASCIMENTO, P. S. (2021)
Resumo: A cultura dos papangus é uma manifestação recorrente no município de Beberibe, tendo como principais palcos o distrito de Sucatinga e suas comunidades, junto à localidade de Caetano. Este trabalho tem como objetivo discutir como a manifestação dos papangus acontece, sua atuação nas ruas, nas festas, procurando refletir, também, a relação do brincante com os objetos que formam o papangu, como a máscara, o traje e o chicote. Este trabalho analisa aspectos da cultura dos papangus em Beberibe a partir da ideia de um outro teatro, um teatro popular, de rua e, junto a isso, apresenta a manifestação, seja nos cortejos ou nas suas festas, na construção da figura do papangu, confecção dos trajes, relação com a máscara e o anonimato. O método usado foi o qualitativo, utilizando das observações diretas no campo de pesquisa, Beberibe, feitas durante o feriado da Semana Santa de 2018 e 2019. Realizamos pesquisas bibliográficas para a construção dos debates dos conceitos e análises que fundamentam este trabalho.
Descrição: NASCIMENTO, Pedro Pereira do. O pré-teatro e a cultura dos Papangus de Caetano e de Sucatinga Beberibe-CE. 32 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2791
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO PEREIRA DO NASCIMENTO Artigo.pdf2021_proj_ppdonascimento.pdf.1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.