Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2830
Título: O impacto da diversidade sexual brasileira para os estudantes guineenses da Unilab-CE.
Autor(es): Gomes, Inaldina Diana Cruz
Palavras-chave: Diversidade sexual
Sexualidades
Guiné-Bissau e Brasil
Homossexualidade
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, I. D. C. (2016)
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar as diferenças culturais entre Guiné-Bissau e Brasil em ralação ás sexualidades considerando a percepção dos estudantes guineenses da UNILAB-CE. O desconhecimento da diversidade sexual brasileira antes de chegar ao Brasil é uma realidade para os estudantes guineenses que não vivenciam de forma tão pública as transgressões de gêneros e sexualidades em seu país de origem. À sexualidade faz parte do ser humano, sendo esta regulada na sociedade ocidental por normas que impõe o que pode e o que não pode, sendo as religiões cristãs desde a idade média produtora de normatizações que legitimam a heteronormatividade. Os homens e as mulheres amantes do mesmo sexo têm formas de relacionamentos sexuais divergentes dos padrões hegemônicos contrariando imposições sociais conservadoras (heterossexualidade). A pesquisa foi desenvolvida pelo método quanto qualitativo, o campo de observação é a UNILAB e os sujeitos são estudantes guineenses da referida universidade localizada no Brasil, estado do Ceará. Durante o trabalho de pesquisa foram utilizadas várias técnicas do trabalho cientifico como a observação participante, o diário de campo e os questionários. Os teóricos mais utilizados para fundamentação do estudo foram: Foucault (1988), Heilbom (2003), Weeks (1995), Louro (2004 e 2007) e Silva (2005). Como estudante guineense da UNILAB-CE, tive que aprofundar meus conhecimentos sobre a diversidade sexual existente no Brasil para o desenvolvimento desta pesquisa e produzir conhecimento que apresente a racionalidade que alimenta as discriminações e as violências que existem principalmente em Guiné-Bissau contra as sexualidades não hegemônicas.
Descrição: GOMES, Inaldina Diana Cruz. O impacto da diversidade sexual brasileira para os estudantes guineenses da Unilab-CE. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2016
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2830
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inaldina Diana Cruz Gomes com ficha.pdf2016_mono_idcgomes.pdf.492,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.