Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2832
Título: Diálogos e debates interculturais: Sociedade e religião nos espaços do romance O Sétimo Juramento, de Paulina Chiziane
Autor(es): Farias, Joanna Cavalcante Pinheiro
Palavras-chave: Conflitos interculturais
Pós-colonialismo
Moçambique
Data do documento: 2014
Citação: FARIAS, J. C. P. (2014)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o funcionamento dos embates culturais entre a tradição (predominantemente percebida no espaço rural) e modernidade (influência do colonizador português, espaço urbano) dentro da sociedade moçambicana, precisamente na região de Zavala, localizada ao sul de Moçambique, e representada no romance O sétimo juramento (2000), de Paulina Chiziane. A região é área de domínio do grupo étnico banto, cujas práticas sócio-culturais são interpretadas pelos estudos de ALTUNA (1985?). A história se passa após a conquista de independência política de Moçambique (25 de junho de 1975) e traz à tona um conflito de ideais identificado sobretudo no personagem David que, aproveitando-se do status quo alcançado por sua participação na luta de independência, enriquece e conquista poderes, na atualidade, a partir de práticas excusas que contrariam os projetos iniciais em prol da emancipação do país.
Descrição: FARIAS, Joanna Cavalcante Pinheiro. Diálogos e debates interculturais: Sociedade e religião nos espaços do romance O Sétimo Juramento, de Paulina Chiziane. 33 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2832
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joanna TCC.docx.pdf2014_mono_jcpfarias.pdf.297,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.