Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2837
Título: A liberdade na terra do sol: A greve dos jangadeiros e o movimento abolicionista no Ceará
Autor(es): Oliveira, João Arthur Ricardo de
Palavras-chave: Jangadeiros
Resistência
Movimento abolicionista - Ceará
Imprensa
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, J. A. R. (2014)
Resumo: O movimento de Jangadeiros ocorrido no Ceará nos dias 27 a 30 de janeiro de 1881 marcou o fim do tráfico de escravos na província. Movimento esse liderado por Francisco José do Nascimento, conhecido como dragão do mar, e José Luís Napoleão, além de outros companheiros, que a história cearense não cita. Mas que participaram no ato de resistência contra a saída de escravos cearenses para as fazendas das províncias do sul , principalmente o Rio de Janeiro. A frase: "Nos portos do Ceará não se embarca mais escravos" , se tornou emblemática para expressar os conflitos entres os pró e contra o sistema escravocrata. Procurou-se entender mais os processos que motivaram os jangadeiros a lutarem contra a escravidão no Ceará. E qual das associações abolicionistas e dos jornais , principalmente, "O Libertador" na formação de uma consciência voltada para a liberdade no interior dessa classe de trabalhadores envolvidos diretamente com o caso de escravidão e o comércio interprovincial.
Descrição: OLIVEIRA, João Arthur Ricardo de. A liberdade na terra do sol: A greve dos jangadeiros e o movimento abolicionista no Ceará. 62 f. Monografia (Graduação) - Curso de bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2837
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha (1).pdf2014_mono_jardeoliveira.pdf.996,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.