Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Título: Para ler Fanon: O pensamento de Frantz Fanon, ontem e hoje.
Autor(es): Silva, Joviano de Sousa
Palavras-chave: Frantz Fanon
Estudos pós-coloniais
Relações étnico raciais
Data do documento: 18-Jan-2015
Citação: SILVA, J. S. (2015)
Resumo: O presente trabalho propõe fazer uma abordagem do itinerário político e intelectual do médico psiquiatra das então Antilhas francesas Frantz Fanon, nome importante nos estudos culturais e pós-coloniais. O trabalho divide-se em uma abordagem do pensamento fanoniano “ontem” e “hoje”. Para isso são apresentadas duas obras, Pele Negra, Máscaras Brancas e Os Condenados da Terra, afim de expor o itinerário político e intelectual do autor bem como sua atuação política. Segue-se demonstrando diálogos possíveis expondo a importância do pensamento fanoniano na seara dos estudos culturais, pós-coloniais e descoloniais, destacando o diálogo com os autores, Stuart Hall, Homi Bhabha, Ramon Grosfóguel e Edward Said. Evidencia-se ainda a repercussão do pensamento fanoniano no Brasil e sua influência nos estudos acerca das relações raciais. Por fim propõe-se uma abordagem acerca da importância de discutir Fanon nas universidades, colocando em evidência as experiências do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades - BHU e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira - UNILAB
Descrição: SILVA, Joviano de Sousa. Para ler Fanon: O pensamento de Frantz Fanon, ontem e hoje. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha (2).pdf2015_mono_jssiliva.pdf.740,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.