Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Título: A literatura angolana dos anos 60 e 70 e a construção do processo de independência.
Autor(es): Pembele, Gilson Lubalo
Palavras-chave: Identidades
Literatura angolana
Revista mensagem e cultura
Resistência
Independência
Data do documento: 2016
Citação: PEMBELE, G. L. (2016)
Resumo: No presente trabalho, procuramos fazer um estudo panorâmico sobre a literatura angolana dos anos de 60 e 70 e a construção do processo de independência no século XX. Dividido em quatro (4) capítulos, no primeiro nos dedicamos a apresentar resumidamente o contexto do início das reivindicações e a construção da identidade nacional angolana. No segundo, tivemos como meta apresentar breve panorama das movimentações literárias que marcaram as décadas anteriores a sessenta (60) e setenta (70), especificamente os anos quarenta (40) e cinquenta (50), do século XX, com a geração que ficou conhecida por Mensagem e a Cultura. Já no terceiro capítulo, por sua vez, procuramos apresentar e compreender, sobretudo com os textos literários – particularmente com poemas - que caracteriza- se pelo signo da resistência. Por fim, no quarto e último capítulo, demos sequência nas nossas análises sobre a literatura da década de setenta (70), visto que é na metade dessa década que se concretiza a independência do povo angolano, a 11 de novembro de 1975.
Descrição: PEMBELE, Gilson Lubalo. A literatura angolana dos anos 60 e 70 e a construção do processo de independência. 50 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha.pdf2016_mono_glpembele.pdf.630,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.