Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2878
Título: Tempo de lembrar: Memórias e narrativas de idosos
Autor(es): Chagas, Maria Ardeliane Rodrigues
Palavras-chave: Memória
Narrativas
Invisibilidade
Velhice
Sociedade
Data do documento: 2-Mai-2016
Citação: CHAGAS, M. A. R. (2016)
Resumo: Este trabalho intitulado “Tempo de lembrar: memórias e narrativas de idosos” tem como objetivo analisar o lugar fundamental que a memória ocupa no processo de envelhecimento, bem como a invisibilidade que os idosos vêm sofrendo num contexto de perda de seu lugar social. O trabalho assim leva em consideração o ritmo veloz e frenético que a sociedade contemporânea impõe, principalmente nas pessoas mais jovens, provocando ou fazendo com que haja um afastamento e consequentemente uma exclusão dos idosos, que se fecham em suas próprias memórias. Para a realização da pesquisa, as fontes orais - entrevistas com cinco idosos, com idades entre 68 e 95 anos, que, narraram suas histórias de vida foram de suma importância. Ressaltando a importância que o idoso confere ao ato de ser ouvido e visualizado pela sociedade, este trabalho aspira contribuir para o debate sobre o tema da relação entre velhice e memória na sociedade contemporânea.
Descrição: CHAGAS, Maria Ardeliane Rodrigues. Tempo de lembrar: memórias e narrativas de idosos. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2878
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Ardeliane TCC - VERSÃO FINAL com ficha.pdf2016_mono_marchagas.pdf.556,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.