Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2879
Título: Capoeira: A construção de uma liberdade e a arte de ensinar e aprender a viver.
Autor(es): Souza, Maria Maynara Silva
Palavras-chave: Educação social
Ensino de capoeira
História da capoeira
Aprendizagem
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA, M. M. S. (2015)
Resumo: Este trabalho que tem como título "capoeira: a construção de uma liberdade e a arte de ensinar e aprender a viver'' sendo entendida como uma grande expressão da cultura popular brasileira, nascida do afã de liberdade no período escravocrata. Tem como objetivo recontar a trajetória da capoeira, mostrando a sua relação e interação com o aprendizado dos sujeitos envolvidos, a sua importância cultural e social. Nesse contexto, o presente trabalho verificou e analisou a presença e influência da capoeira na história dos povos escravizados e como utilizaram a capoeira como ferramenta de libertação necessária para manter o seu legado vivo. Dessa forma, surgem in˙meros grupos de capoeira no Brasil, que aprofundam ainda mais esse conhecimento. Trazendo para mais próximo, o grupo de capoeira Fundação Arte Brasil Capoeira, que exerce um trabalho de destaque na cidade de Aratuba- Ceará no Maciço de Baturité há mais de 10 anos, tornando a capoeira uma arte acessível a todos como processo de aprendizagem. Com a pesquisa de campo, através de entrevistas, estudos bibliográficos, documentários e a história oral/escrita, pôde-se entrelaçar presente-passado, sendo no passado o principal objetivo dessa dança-luta (capoeira) a busca pela liberdade dos povos escravizados, e hoje a prática da capoeira não é só libertar o corpo ou defender uma causa, tornou-se um elemento capaz de incluir aqueles que a praticam em uma "roda" de igualdade.
Descrição: SOUZA, Maria Maynara Silva. Capoeira: A construção de uma liberdade e a arte de ensinar e aprender a viver. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2879
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Maynara Silva Souza com ficha.pdf2015_mono_mmssouza.pdf.1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.