Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2889
Título: Blogueiras negras: Vozes femininas na rede como estratégia de resistência, empoderamento e luta antirracista
Autor(es): Silva, Mona Lisa da
Palavras-chave: Mulher negra
Mídia
Discurso racista
Identidade
Empoderamento
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, M. L. (2016)
Resumo: Baseando-se no fato de que a blogosfera enquanto fenômeno social é um espaço de criação, produção de saberes e resistência, o presente trabalho objetiva analisar como as blogueiras negras utilizam a blogosfera como estratégia de resistência, afirmação de identidade e empoderamento da mulher negra em contraposição às formas que comumente são apresentadas nas mídias tradicionais – jornais, revistas, TV entre outros –. Assim posto, faz-se necessário refletir sobre o feminismo negro e sobre o movimento negro, pois os frutos alcançados por estas blogueiras, nos dias de hoje, fazem parte de uma luta ancestral dos afrobrasileiros. A discussão sobre o papel da mídia na produção e reprodução de estereótipos e de discursos racistas também se torna fundamental, uma vez que a mídia veicula um discurso que naturaliza a superioridade branca, corrobora com o mito da democracia racial e discrimina os negros, uma vez que a mídia constrói e reconstrói o mundo por quem controla e patrocina os meios de comunicação. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho, voltar o olhar para a forma de resistência que as mulheres negras encontraram para se opor aos estereótipos e aos papéis sociais em que são apresentadas nas mídias tradicionais, utilizando assim, a rede de blogs para a afirmação não só de sua identidade, mas contribuindo também no processo de empoderamento de suas leitoras.
Descrição: SILVA, Mona Lisa da. Blogueiras negras: vozes femininas na rede como estratégia de resistência, empoderamento e luta antirracista. 50 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2889
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mona Lisa tcc blogueiras negras_oficial com ficha.pdf2016_mono_mldasilva.pdf.587,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.