Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2893
Título: “Ser mulher africana e estudante no contexto de diáspora: alguns aspectos do cotidiano de estudantes guineenses no maciço de Baturité-CE”.
Autor(es): Gomes, Peti Mama
Palavras-chave: Gênero
Guiné-Bissau
Mulher africana mãe
Diáspora
Data do documento: 2016
Editor: GOMES, P. M. (2016)
Resumo: A ideia de estudar a situação das mulheres guineenses em situação de diáspora na região do Maciço de Baturité surgiu a partir das reflexões oriundas de minhas próprias experiências nos debates acadêmicos, rodas de conversa na própria universidade, bem como devido a um interesse acadêmico particular no que diz respeito às relações de gênero articuladas à dimensão da diáspora africana. O método etnográfico foi escolhido tendo em vista a imersão no campo de maneira mais “visceral”, ou seja, a etnografia como método de apreensão da realidade e como “escrita” permite que eu não me “omita” e que o campo não apareça para mim ou para meu presumido leitor ou leitora, como um “objeto” distante e concreto. Tratamos neste trabalho de mulheres imigrantes em trânsito, definindo, portanto, as estudantes guineenses como sujeitos desse trabalho. Desse modo, as subjetividades de que trato não são, de modo algum, alheias às circunstâncias de minhas próprias experiências como estudante, mulher e guineense. Entendo a dimensão “cotidiana” como importante nesse trabalho, que pode contribuir para o debate acadêmico no seio da UNILAB, seja em termos qualitativos, seja a partir da leitura dos dados quantitativos que procuraremos sistematizar. Por outro lado essa pesquisa pode servir como uma reflexão sobre o tema entre as alunas e alunos do curso de Ciências Humanas desta Universidade que, assim como eu, se interessam pelo tema da condição feminina e relações de gênero em contextos africanos e da diáspora.
Descrição: GOMES, Peti Mama. “Ser mulher africana e estudante no contexto de diáspora: Alguns aspectos do cotidiano de estudantes guineenses no maciço de Baturité-CE”. 66 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2893
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Peti_Versão com revisão das imagens.pdf2016_mono_pmgomes.pdf.1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.