Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2894
Título: Resistência cultural no Maciço de Baturité: Estudo de caso do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (1999-2015).
Autor(es): Silva, Priscila Oliveira Da
Palavras-chave: Cultura
Jazz
Blues
Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, P. O. (2015)
Resumo: O estudo em tela tem como objetivo refletir acerca da manifestação cultural no Maciço de Baturité, em especial Guaramiranga, para além de eventos isolados como shows e apresentação teatrais da cidade, mas também de referências históricas, costumes, condutas, desejos e reflexões. A metodologia utilizada nesse trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas 03 (três) entrevistas semiestruturadas com idealizadores e produtores do “Festival de Jazz e Blues” e com um associado da Associação Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA, bem como observação participante durante o Festival de 2012/2013/2014. Após análise, destaca-se que o Festival surgiu como uma forma de resistência ao carnaval do litoral cearense, cuja cultura local era do mela-mela e música pernambucana e baiana e a ausência de “outras” alternativas àquele modus operandi de carnavais na capital e em outras cidades do Estado. Ao mesmo tempo, percebe-se que a questão de resistência não desponta como a afirmação da cultura afro-americana, possível a partir da escolha do gênero jazz e o blues, reconhecidamente como a música dos negros.
Descrição: SILVA, Priscila Oliveira Da. Resistência cultural no Maciço de Baturité: estudo de caso do festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (1999-2015). 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2894
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Oliveira da Silva.pdf2015_mono_podasilva.pdf.877,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.