Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2898
Título: A Cultura Indígena Pitaguary e suas Manifestações Rituais
Autor(es): Una, Suraya Crato
Palavras-chave: Cultura indígena
Etnicidade
Rituais
Resistência
Data do documento: Out-2016
Citação: UNA, S. C. (2016)
Resumo: A evidência da antropologia mostra como são ricas e complexas as estruturas de significado cultural pelas quais vários povos interpretam seus mundos e suas vidas. O objetivo do meu trabalho é compreender as expressões da cultura pitaguary em suas formas de manifestações rituais, bem como a resistência de seus remanescentes no processo de preservação de sua identidade. Para tanto, analiso as relações entre cultura, etnicidade e poder (LARAIA,1997; BARTH, 2005; OLIVEIRA, 1999) no contexto Pitaguary, bem como retrato os rituais da “mangueira sagrada”, da “macumba” e o “toré” como manifestações rituais de caráter expressivo, criativo (TURNER, 1968) e de resistência por parte de seus remanescentes. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado na localidade de Monguba, município de Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza. Conta com a observação participante durante a realização dos rituais e relatos etnográficos entre os remanescentes Pitaguarys.
Descrição: UNA, Suraya Crato. A Cultura Indígena Pitaguary e suas Manifestações Rituais. 54 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2898
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suraya_TCC.pdf2016_mono_scuna.pdf.1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.