Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2900
Título: Concepção internalista versus concepção externalista de pessoa: ancestralidade e o papel da comunidade no estabelecimento da identidade pessoal do ser africano.
Autor(es): Teixeira, Tamilton Gomes
Palavras-chave: Concepção internalista
Concepção externalista
Pessoa
Ancestralidade e ser africano
Data do documento: 2014
Citação: TEIXEIRA, T. G. (2014)
Resumo: Nesse trabalho vamos contrapor a concepção internalista (cartesiana) de pessoa à concepção externalista (ou relacional) de pessoa. Do ponto de vista internalista, a pessoa seria um Eu (ou ser) pensante (Res cogitans), que governa racionalmente o corpo (ou Res extensa), e não precisa do mundo externo para existir em puro pensamento. Já do ponto de vista externalista, o mundo, o contexto, a realidade social e cultural na qual a pessoa está inserida (incorporada e situada) desempenha um papel central na constituição da identidade. A pessoa teria sua identidade moldada pelo meio social e cultural e, também, pelas interações com as outras pessoas do seu grupo ou vizinhança subjetiva. Argumentamos, também, que a ancestralidade é traço forte da concepção de pessoa em África. Mas como os ancestrais habitam um espaço intangível, e externo ao indivíduo, a concepção africana de pessoa estaria mais próxima de uma concepção externalista de pessoa (e mais distante de uma concepção internalista, cartesiana, de pessoa). Por fim, desenvolvemos um esboço de resposta à seguinte questão: qual o papel da comunidade (grupo, clã e ancestralidade) no estabelecimento da identidade pessoal e do sentido de eu presente no pensamento e ser africano?
Descrição: TEIXEIRA, Tamilton Gomes. Concepção internalista versus concepção externalista de pessoa: ancestralidade e o papel da comunidade no estabelecimento da identidade pessoal do ser africano. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2014
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2900
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1) word Teixeira.pdf2014_mono_tgteixeira.pdf.348,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.