Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2902
Título: Batuque Odara: O Maracatu de Aracoiaba/CE.
Autor(es): Miranda, Tibério Pinheiro
Palavras-chave: Maracatu
Batuque odara
Ceará
Rei do Congo
Data do documento: 29-Jul-2016
Citação: MIRANDA, T. P. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do Maracatu cearense, tanto no âmbito cultural, como exemplo nas festas carnavalescas, como no religioso. Especificamente tratar do Maracatu Batuque Odara, uma ferramenta social de construção de um ambiente mais digno para os jovens do Distrito de Vazantes em Aracoiaba. Onde estes tenham um local de lazer para ir, aprender e conhecer o percurso da história cultural do Brasil em uma atmosfera mais descontraída. Mesmo que muitas vezes seja visto e interpretado como um ato teatral ou folclórico, a coroação do rei do Congo no Maracatu hoje se trata de uma forma de reconhecimento cultural e social, não só de quem participa, como outros envolvidos. Neste estudo foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o surgimento do Maracatu no Ceará, as alterações que se deram no desempenho da manifestação ao longo do tempo, como as festas de coroação dos reis e rainhas do Congo, e os desfiles carnavalescos, tendo como parâmetro a história e dinâmica do Maracatu Batuque Odara de Aracoiaba.
Descrição: MIRANDA, Tibério Pinheiro. Batuque Odara: O Maracatu de Aracoiaba/CE. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2016
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2902
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha (1).pdf2016_mono_tpmiranda.pdf.2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.