Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2903
Título: A oralidade preservada no tempo - Uma abordagem crítica de lendas no Ceará.
Autor(es): Lima, Rafael dos Santos de
Palavras-chave: Lendas
Literatura oral
Cultura popular
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, R. S. (2016)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo uma abordagem crítica de algumas lendas no município de Aracoiaba, onde a pesquisa foi realizada. No total, foram selecionadas dez para compor o corpus. Essas lendas, narradas quase sempre por via oral, por pessoas sem escolarização, são retidas na memória e lembradas. Por vezes, são modificadas, adaptando-se às condições sociais e ambientais de cada lugar em que são mencionadas. Pertencente a uma das categorias de folclore, de acordo com Câmara Cascudo (2006), as lendas têm muitos atributos, por exemplo, contar a história da fundação das cidades e nações, além de exemplificar aspectos da vida diária. Por conseguinte, a pesquisa propõe uma discussão teórica que inclui o gênero textual lenda, reforçada, especialmente em estudos de Cascudo (2006),..Fernandes..(2003)..e..Sandhya..(1986)
Descrição: LIMA, Rafael Dos Santos De. A oralidade preservada no tempo - Uma abordagem crítica de lendas no Ceará. 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2903
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha (2).pdf2016_mono_rslima.pdf.571,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.