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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2904
Título: | A educação superior no contexto da cooperação sul-sul: Um estudo da implementação da UNILA e Unilab enquanto proposta política de Estado |
Autor(es): | Oliveira, Marciana Silva de |
Palavras-chave: | Cooperação sul-sul Educação superior Internacionalização Unila Unilab |
Data do documento: | Mai-2015 |
Citação: | OLIVEIRA, M. S. (2015) |
Resumo: | O presente trabalho aborda os motivos que impulsionaram a criação de duas universidades construídas sobre os princípios da cooperação sul-sul, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), bem como as políticas que nortearam a sua implementação, e o papel que cada uma das universidades desempenha no atual cenário político interno e externo. Com o intuito de responder a seguinte indagação: Que papel a educação superior brasileira tem desempenhado para a efetivação da cooperação internacional sul-sul? A pesquisa se direciona ao estudo de caso da implementação da Unila e da Unilab enquanto forma de se responder ao questionamento. A partir da análise documental de documentos oficiais das duas universidades pode-se constatar que embora os princípios de ambas estejam voltados para uma dimensão social, estas também se direcionam para questões políticas e econômicas, considerando os contextos históricos e pontuais que cada uma está inserida. A conclusão do trabalho constata que a educação superior na cooperação sul-sul desempenha o papel de política estratégia proporcionadora de outras vantagens para o Brasil, frente o cenário internacional, como o prestígio internacional, a firmação de acordos políticos e econômicos, e a elevação do “status” do país junto a CPLP e demais países do Sul global. |
Descrição: | OLIVEIRA, Marciana Silva De. A educação superior no contexto da cooperação sul-sul: um estudo da implementação da UNILA e Unilab enquanto proposta política de Estado. 77 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2904 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades |
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