Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2904
Título: A educação superior no contexto da cooperação sul-sul: Um estudo da implementação da UNILA e Unilab enquanto proposta política de Estado
Autor(es): Oliveira, Marciana Silva de
Palavras-chave: Cooperação sul-sul
Educação superior
Internacionalização
Unila
Unilab
Data do documento: Mai-2015
Citação: OLIVEIRA, M. S. (2015)
Resumo: O presente trabalho aborda os motivos que impulsionaram a criação de duas universidades construídas sobre os princípios da cooperação sul-sul, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), bem como as políticas que nortearam a sua implementação, e o papel que cada uma das universidades desempenha no atual cenário político interno e externo. Com o intuito de responder a seguinte indagação: Que papel a educação superior brasileira tem desempenhado para a efetivação da cooperação internacional sul-sul? A pesquisa se direciona ao estudo de caso da implementação da Unila e da Unilab enquanto forma de se responder ao questionamento. A partir da análise documental de documentos oficiais das duas universidades pode-se constatar que embora os princípios de ambas estejam voltados para uma dimensão social, estas também se direcionam para questões políticas e econômicas, considerando os contextos históricos e pontuais que cada uma está inserida. A conclusão do trabalho constata que a educação superior na cooperação sul-sul desempenha o papel de política estratégia proporcionadora de outras vantagens para o Brasil, frente o cenário internacional, como o prestígio internacional, a firmação de acordos políticos e econômicos, e a elevação do “status” do país junto a CPLP e demais países do Sul global.
Descrição: OLIVEIRA, Marciana Silva De. A educação superior no contexto da cooperação sul-sul: um estudo da implementação da UNILA e Unilab enquanto proposta política de Estado. 77 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2904
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha completo.pdf2015_mono_msdeoliveira.pdf.731,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.