Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2910
Título: Cultura indígena: negação da existência, sobrevivência e resistência no maciço do Baturité, no Ceará
Autor(es): Costa, Rosely de Queiroz
Palavras-chave: Resistência
Cultura
Identidade
Indígena
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, R. Q. (2016)
Resumo: A história do Brasil é contada, nos nossos livros de história, a partir do mito do descobrimento. O problema dessa abordagem é que ela confere um sentido todo especial à chegada dos portugueses a essa terra, supondo ser esse o ponto de cisão entre a “não-civilização” e a “civilização”. O problema que daí decorre e que veio a compor o “senso comum” nacional é que o índio não contribuiu em nada para a formação da nacionalidade e da identidade brasileira. Queremos com esse trabalho mostrar os caminhos da resistência e da presença indígena no cenário nacional, presença essa que se manifesta não apenas nas comunidades resistentes, mas na própria resistência de elementos culturais que fazem parte do nosso cotidiano. Partindo de uma abordagem mais abrangente, no primeiro capítulo discutiremos como se deram os primeiros contatos entre indígenas e portugueses no Brasil. Ainda no primeiro capítulo aproximaremos a discussão, passando a tratar da questão indígena no Ceará a partir de seus mitos e suas histórias. No segundo capítulo pretendemos discutir o conceito de cultura e identidade cultural, onde nos deparamos com a pergunta “o que é ser índio?” decorrente dessa pergunta discutimos ainda no segundo capitulo a necessidade da lei 11.645/08 e sua (in)aplicabilidade. E no terceiro capítulo pretendemos apresentar e discutir a percepção de elementos indígenas no Ceará trazendo um recorte em um segundo momento para o Maciço de Baturité. A discussão que propomos nesse trabalho parte de um levantamento bibliográfico que nos permite discutir a presença e a resistência indígena no Ceará, com um recorte para o Maciço de Baturité.
Descrição: COSTA, Rosely De Queiroz. Cultura indígena: negação da existência, sobrevivência e resistência no maciço do Baturité, no Ceará. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2910
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rosely -.pdf2016_mono_rqcosta.pdf.718,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.