Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/293
Título: Caracterização clínica dos pacientes atendidos em um serviço público de reabilitação fisioterapêutica no município de São Francisco do Conde - Bahia
Autor(es): Dantas, Débora Rayane Santos
Silva, Maricleide da
Couto, Geane Souza
Costa, Géssica Solidade
Machado, Fábio Luis dos Santos
Santos Junior, Francisco Fleury Uchoa
Nepomuceno, Francisco Washington Araújo Barros
Ribeiro Junior, Howard Lopes
Palavras-chave: Centros traumatológicos
Fisioterapia
Ortopedia
Sistemas de registros médicos computadorizados
Saúde pública
Data do documento: 2014
Citação: DANTAS, D. R. S.; SILVA, da M.; COUTO, G. S.; COSTA, G. S.; MACHADO, F. L. dos S.; SANTOS JÚNIOR, F. F. U.; NEPOMUCENO, F. W. A. B.; RIBEIRO JÚNIOR, H. L. (2014)
Resumo: A ortopedia é uma especialidade clínica e cirúrgica dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento de moléstias e lesões do sistema músculo esquelético. As lesões ortopédicas traumáticas são comuns na prática clínica e trazem consigo aspectos que interferem na vida humana e contribuem para a incapacidade e dependência nas atividades de vida diária de um paciente. Baseado neste contexto, neste estudo retrospectivo quali-quantitativo foi realizado um levantamento do perfil clínico dos pacientes com lesões ortopédicas, atendidos em um centro de reabilitação de Fisioterapia localizado na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, através de um levantamento de dados extraídos dos prontuários desses pacientes. As variáveis analisadas foram: sexo, idade, diagnóstico, profissão, tempo de tratamento, segmentos afetados e motivos que levaram ao trauma ortopédico. A partir da execução do presente estudo, pôde-se concluir que o perfil clinico dos usuários com trauma ortopédico atendidos no respectivo centro de reabilitação compreendeu pacientes do sexo feminino, com média de idade maior que 18 e menor que 60 anos, donas de casa e com maior incidência diagnóstica de lombalgia, cervicalgia, tendinites e gonartrose. Adicionalmente, identificamos que os principais motivos de fraturas atendidos no respectivo centro são oriundos de quedas da mesma altura seguidas de acidentes de motocicletas e automobilísticos. Esta pesquisa buscou gerar dados que favoreçam a compreensão das causas que levam ao alto índice de atendimentos fisioterapêuticos neste órgão de saúde pública municipal como também ao incentivo de consolidação de novas medidas de promoção à saúde frente à prevenção de lesões ortopédicas na população sanfranciscana.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/293
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Débora Rayane Santos Dantas (1).pdf360,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.