Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2939
Título: Análise das abordagens das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos livros didáticos do PNLD 2021
Autor(es): Sousa, Paulo Eugênio Rifane de
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino de literatura
Língua portuguesa
Língua portuguesa
Livro didático
Data do documento: 2021
Citação: SOUSA, P. E. R. (2021)
Resumo: As escolas públicas do Ensino Médio recebem trienalmente novos livros didáticos por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD. Este estudo toma como objeto principal a verificação nos livros didáticos de Ensino Médio ofertados pelo PNLD 2021 da ocorrência ou não de textos e/ou atividades relacionados às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - LALP, conforme orientam a Base Nacional Comum Curricular e a Lei no 9.394/1996. Conforme Carmen Lúcia Tindó Secco, observa-se que alguns paradigmas orientam o desenvolvimento das LALP: das origens, fase em que os poemas se relacionam muito com a produção literária portuguesa, passando depois por uma perspectiva de busca de identidade local, e em seguida pelas utopias libertárias, até culminar na fase do desencanto, que reflete a falência dos antigos ideais. Com isso, é imperioso analisar quais dessas etapas são abordadas pelos referidos livros do PNLD 2021, para analisar criticamente as abordagens dada pelos autores de tais obras didáticas do Ensino Médio. Também é objetivo verificar se o ensino e o estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nessas obras apresentam um panorama da produção literária dos cinco países lusófonos africanos. Portanto, esta pesquisa se dará por meio da análise de obras didáticas específicas da disciplina de Língua Portuguesa no PNLD 2021 e da revisão bibliográfica relacionada à didática e ao ensino de literaturas africanas de língua portuguesa.
Descrição: SOUSA, Paulo Eugênio Rifane de. Análise das abordagens das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos livros didáticos do PNLD 2021. 17 f. Artigo (Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua portuguesa) Instituto de Educação a distância – EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2939
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO EUGÊNIO RIFANE DE SOUSA Artigo.pdf2021_art_persousa.pdf.306,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.