Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2954
Título: Narrativas sobre processos de envelhecimento do grupo de aeróbica no município de Redenção-CE.
Autor(es): Andrade, Antônia Zeneide Da Silva
Palavras-chave: Terceira idade
Atividades físicas
Qualidade de vida
Data do documento: 26-Set-2018
Citação: ANDRADE, A. Z. S. (2018)
Resumo: A população de pessoas com mais de 60 anos vem crescendo no Brasil e no mundo. Com esse crescimento vê-se a necessidade de criar diferentes tipos de projetos que motivem a integração em atividades sociais; entre esses projetos estão aqueles de práticas de atividades físicas. A presente pesquisa, tem por finalidade analisar como as atividades físicas realizadas pelo grupo de aeróbica do Município de Redenção-CE se apresentam como promotoras de qualidade de vida dessas pessoas, bem como as melhorias e benefícios que as atividades proporcionam ao grupo da terceira idade. Para realizar essa análise foi feita uma pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo com coletas de dados por meio de instrumentais como questionário além da construção de um diário de campo por meio de uma observação assistemática realizada pela pesquisadora em locun, onde são descritas as relações sociais e as reações dos participantes diante das atividades realizadas. A pesquisa foi aplicada a todas as pessoas da terceira idade, com idade igual ou superior a 60 anos que realizam atividade físicas na quadra Tarcísio Bomfim, situada no centro comunitário localizado na zona urbana desse município. As pesquisas apontam que as pessoas da 3ª idade que praticam as atividades físicas têm mais disposição para realizar suas tarefas cotidianas e apresentam de forma geral melhorias na qualidade de vida.
Descrição: ANDRADE, Antônia Zeneide Da Silva. Narrativas sobre processos de envelhecimento do grupo de aeróbica no município de Redenção-CE. 35 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2954
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIA ZENEIDE DA SILVA ANDRADE TCC.pdf2018_mono_azsandrade.pdf.1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.