Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/296
Título: Expectativas e satisfação do atendimento na atenção básica do município de Acarape
Autor(es): Pereira, Francisca Helena Lima
Fonseca, Maria Mary de Lima Pereira
Pereira, Maria Eliana de Lima
Lourecio, Antônia de Fátima Sousa
Palavras-chave: Programa Saúde da Família - Brasil
SUS – Brasil
Acarape - Saúde
Data do documento: 2014
Citação: PEREIRA, F. H. L.; FONSECA, M. M. de L. P.; PEREIRA, M. E. de L.; LOURECIO, A. de F. S. (2014)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção quanto a satisfação e a expectativa dos usuários dos serviços de saúde de um território atendido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Acarape. O estudo será do tipo transversal com intervenção, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, propõe-se a realizar uma analise da satisfação do atendimento na atenção básica do Município de Acarape. O trabalho será realizado no município de Acarape, com inicio da coleta de dados 05 de Março de 2014 a 05 de Maio de 2014. Participarão da pesquisa usuários do SUS atendidos pelas Equipes de Saúde da Família do Centro, e dos bairros São Benedito e São Francisco que tenham idade entre 18 a 70 anos, serão entrevistados em torno de 15 pacientes, a seleção dos sujeitos ocorrerá de forma aleatória simples. Como critério para a seleção deverá ser usuários com residência no território de abrangência das ESF dos locais citados a cima. Serão excluídos do estudo todos os usuários portadores de alguma patologia incapacitante à realização do questionário. Os dados serão coletados de acordo com uma entrevista semi-estruturada, aplicados aos usuários do SUS atendidos pelas ESF do Centro e Bairros São Benedito e São Francisco que estejam dentro de seu território de abrangência. Os passos da pesquisa: 1ª fase – será realizado um levantamento real para saber o número exato de usuários que será envolvido na pesquisa através de dados fornecidos pela equipe, e a 2ª fase - aplicação de questionário com relação a satisfação dos usuários do SUS atendidos na Atenção Básica. Na analise dos dados iremos trabalhar com as seguintes variáveis: conhecer o nível de satisfação dos usuários na Atenção Básica de Saúde do Município de Acarape; entender o grau da qualidade dos serviços prestados aos usuários pela Atenção Básica de Saúde; verificar se o serviço oferecido nas Unidades de Saúde é humanizado. Então iremos comparar o que existe na literatura com o que encontramos com os dados do estudo. Acredito que o resultado desta pesquisa, na percepção dos usuários dos serviços de saúde de um território atendido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), seja melhorar o atendimento no sentido do serviço ser mais humanizado. Na realização desta pesquisa, obedecer-se-á Resolução 466/12 do conselho nacional de saúde (BRASIL, 2012), que regulamenta os aspectos ético-legais da pesquisa em seres humanos.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/296
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Helena Lima Pereira.pdf563,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.