Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Título: Imagens de controle, racismo, sexismo e pobreza: autodefinição, luta e resistência de mulheres negras
Autor(es): Jesus, Lavínia Rodrigues de
Palavras-chave: Negras - Brasil
Pobreza - Brasil
Racismo na imprensa - Brasil
Sexismo - Brasil
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: JESUS, L. R. (2022)
Resumo: A representação das mulheres negras ainda está associada à subalternização, à subserviência e à hipersexualização (Collins, 2019). A partir desse pensamento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar a representação da mulher negra em revistas, jornais e em personagens de novelas e, para tanto, valemo-nos da abordagem dos conceitos de imagem de controle, discutidos por Collins (2019) e do pensamento de Gonzalez (2020). De acordo com Collins (2019), as imagens de controle são traçadas para fazer com que o racismo, o sexismo, a pobreza e outras formas de injustiça social pareçam naturais, normais e inevitáveis na vida cotidiana. A análise dos dados mostra que as imagens de controle solidificam matrizes de dominação, mas também ressaltamos como essas imagens podem ser interrompidas através da autodefinição de mulheres negras.
Descrição: JESUS, Lavínia Rodrigues de. Imagens de controle, racismo, sexismo e pobreza: autodefinição, luta e resistência de mulheres negras. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_laviniajesus.pdf2022_arti_laviniajesus.pdf393,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.