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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Jamile dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T19:14:48Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11T19:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. R. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2978 | - |
dc.description | SANTOS, Jamile dos Reis. Depressão infantil e a escola: escutar o sintoma para ler o mundo que o produz. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se dedica a um tema que é tão complexo quanto importante, a depressão infantil e as instituições escolares, em que se busca investigar as concepções em torno da depressão e como as escolas têm se relacionado e intervêm em casos de depressão infantil. A complexidade refere-se às interações que se dão nos espaços e cotidianos da escola junto a crianças pequenas, tendo em vista o contexto cultural, social, econômico e político em que as experiências nos constituem. A importância do tema deve-se à necessidade de estudar e conhecer mais a respeito de um quadro que tem sido cada vez mais recorrente, também entre crianças pequenas, ao mesmo tempo em que nem sempre é bem conhecido pelas instituições. Esse estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, revisita criticamente o contexto histórico de surgimento da infância como categoria, bem como a emergência da patologização da infância, das ideias higienistas e eugênicas que buscaram controlar condutas e padronizar comportamentos. A depressão, nesse contexto é analisada sob essa perspectiva e a de que o sofrimento psicossocial gerado pelas dinâmicas da vida contemporânea afeta também a constituição subjetiva de crianças pequenas, levando-nos ao questionamento de como esse processo tem sido compreendido no contexto escolar. O balanço teórico apontou para a necessidade de maior conhecimento da depressão infantil por parte da instituição escolar e o seu reconhecimento quando ela afeta as crianças pequenas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Depressão em crianças | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.title | Depressão infantil e a escola: escutar o sintoma para ler o mundo que o produz | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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