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dc.contributor.authorSantos, Jamile dos Reis-
dc.date.accessioned2023-01-11T19:14:48Z-
dc.date.available2023-01-11T19:14:48Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationSANTOS, J. R. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2978-
dc.descriptionSANTOS, Jamile dos Reis. Depressão infantil e a escola: escutar o sintoma para ler o mundo que o produz. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se dedica a um tema que é tão complexo quanto importante, a depressão infantil e as instituições escolares, em que se busca investigar as concepções em torno da depressão e como as escolas têm se relacionado e intervêm em casos de depressão infantil. A complexidade refere-se às interações que se dão nos espaços e cotidianos da escola junto a crianças pequenas, tendo em vista o contexto cultural, social, econômico e político em que as experiências nos constituem. A importância do tema deve-se à necessidade de estudar e conhecer mais a respeito de um quadro que tem sido cada vez mais recorrente, também entre crianças pequenas, ao mesmo tempo em que nem sempre é bem conhecido pelas instituições. Esse estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, revisita criticamente o contexto histórico de surgimento da infância como categoria, bem como a emergência da patologização da infância, das ideias higienistas e eugênicas que buscaram controlar condutas e padronizar comportamentos. A depressão, nesse contexto é analisada sob essa perspectiva e a de que o sofrimento psicossocial gerado pelas dinâmicas da vida contemporânea afeta também a constituição subjetiva de crianças pequenas, levando-nos ao questionamento de como esse processo tem sido compreendido no contexto escolar. O balanço teórico apontou para a necessidade de maior conhecimento da depressão infantil por parte da instituição escolar e o seu reconhecimento quando ela afeta as crianças pequenas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDepressão em criançaspt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.titleDepressão infantil e a escola: escutar o sintoma para ler o mundo que o produzpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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