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Título: Trezentos e Trinta e Três Dias: a escrita pós-colonial de Odete Semedo em No fundo do canto
Autor(es): Pereira, Ailton Leal
Palavras-chave: Guiné-Bissau - História - Guerra Civil, 1998-1999
Guiné-Bissau - História - Movimentos de autonomia e independência
No fundo do canto - Crítica e interpretação
Semedo, Odete Costa, 1959- - Crítica e interpretação
Data do documento: 20-Jan-2022
Citação: PEREIRA, A. L. (2022)
Resumo: O presente estudo intenciona analisar o evento sociopolítico conhecido como a guerra dos trezentos e trinta e três dias, ocorrido em Guiné-Bissau pós-independência, a partir do olhar de Odete Semedo, uma das maiores expoentes da literatura feminina bissauguineense da atualidade, no seu livro No fundo do canto, de 2007. Recorrer-se-á à poética semediana e aos estudos das literaturas pós-coloniais, objetivando compreender os contextos que contribuíram para aquele evento e as estratégias de luta e resistências empreendidas pela população local para romper com aquela realidade. Evidenciar a potência da literatura feminina guineense a partir dos poemas semedianos tem sido um dos dispositivos que leitoras/es, estudiosas/os e pesquisadoras/es possuem para denunciar as táticas de silenciamento e negação das identidades socioculturais impostas pelos colonizadores aos povos africanos.
Descrição: PEREIRA, Ailton Leal. Trezentos e Trinta e Três Dias: a escrita pós-colonial de Odete Semedo em No fundo do canto. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Interdisciplinar em Literatura Africana de Língua Portuguesa) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2979
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