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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jesus, Rute Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T20:09:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-16T20:09:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, R. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2991 | - |
dc.description | JESUS, Rute Santos de. Trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou cumprir narrar trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir disso compreender as narrativas do próprio sujeito, como foram construídas essas trajetórias, isto é, as marcas, as singularidades e fatores que nela influenciam. A presente investigação/estudo teve como fundamentação teórica as contribuições de estudos desenvolvidos por Mattos (2003 e 2013) Gomes (2011) Gomes (2001) Domingues (2005) Ferreira (2013) autores que têm como base ações afirmativas, relações étnicas raciais e educação superior no Brasil. O artigo se constitui a partir da experiência de pesquisa investigativa da história dos primeiros e das primeiras cotistas do Brasil, a pesquisa se propôs a colher depoimentos a partir de questionários após a maioridade das cotas, da política de acesso por cotas sociais e raciais na instituição. Hoje, surgem preocupações acerca de: Como é a vida dos ex-cotistas da Uneb? Quais os desafios do sistema? Onde estão essas pessoas? Como elas transformaram suas vidas? O que elas têm a dizer sobre suas trajetórias? Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas com os seis ex-cotistas da UNEB, sob três eixos fundamentais: vida familiar, vida educacional e vida profissional. A análise nos revelou a diversidade de olhares e modificações causadas pelas ações afirmativas, e o impacto que as cotas proporcionaram em gerações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Universidade do Estado da Bahia - Ex-alunos | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
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