Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3017
Título: Gestão de pessoas na adminsitração pública e privada
Título(s) alternativo(s): estudo de casa sobre recrutamento e seleção em instituições do ensino superior em Fortaleza-CE
Autor(es): Bari, Carimato
Palavras-chave: Gestão de Pessoas
Administração Pública
Instituições do Ensino Superior
Recrutamento
Data do documento: 15-Set-2017
Citação: BARI, C. (2017)
Resumo: Há décadas, é possível verificar que as empresas não têm um planejamento voltado para a Gestão de Pessoas. As técnicas de recrutamento e seleção, no conceito de Chiavenato, vem sendo valorizadas aos poucos, pois, até hoje, algumas organizações não sabem como esse processo é fundamental. A falta de recrutamento e de seleção eficazes traz prejuízo para as empresas: baixa motivação dos funcionários, redução da frequência das pessoas, má colocação das pessoas para preencher os cargos. Nessa nova era, tem surgido cada vez mais empresas, mais concorrências, e isso está fazendo com que as organizações se preocupem mais com os resultados. A partir dessa ideia, pode-se perceber que as pessoas devem ser consideradas mais importantes, para que as organizações atinjam os resultados desejados. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em realizar um estudo de caso que busque aprofundar mais os processos de recrutamento e seleção praticados por quatro instituições do Ensino Superior cearense, sendo duas são particulares e duas são públicas, na cidade da Fortaleza, capital do estado. Através da metodologia utilizada, verificou-se que existem, sim, algumas diferenças nesse âmbito, uma vez que, em todas as instituições estudadas, a técnica para coleta de dados foi um questionário de abordagem qualitativa e pesquisa exploratória. Os resultados alcançados foram as seguintes categorias: perfil do recrutador, sexo e tempo de experiência. Por fim, esta pesquisa permitiu identificar quais são os pontos fortes e fracos e quais são as oportunidades de melhorar os processos de recrutamento e seleção, principalmente nas instituições de Ensino Superior, tanto públicas, quanto privadas.
Descrição: BARI, Carimato. Gestão de pessoas na adminsitração pública e privada: estudo de casa sobre recrutamento e seleção em instituições do ensino superior em Fortaleza-CE. . 2017. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3017
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carimato Bari.pdf2017_mono_cbari.pdf660,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.