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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Iala, Alquiloma João | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T17:24:18Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T17:24:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.citation | IALA, A. J. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3028 | - |
dc.description | IALA, Alquiloma João. Canções de dito e o grito das mulheres guineenses: resistência por meio da oralidade nas mandjuandadis. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mandjuandadi são organizações culturais de Guiné-Bissau, majoritariamente constituídas por mulheres, que se reúnem com o propósito de fazer música e dança, como forma de expressão de opinião. Nesse sentido, trata-se de uma expressão cultural caracteristicamente oral, praticada em kriol (língua crioula de Guiné-Bissau), em que as mulheres tomam a palavra. A partir dessa contextualização prévia, esse estudo se propõe a analisar as canções (ou cantigas de dito) praticadas nas mandjuandadis, observando as mulheres como protagonistas dessa prática cultural. Ademais, é também objetivo deste trabalho explicar o que é ser mulher em África e, em específico, na Guiné-Bissau, além de compreender, de uma maneira profunda, o conceito do termo mandjua (mandjuandadi) também falaremos das quais os caminhos necessários a prosseguir para combater o preconceito e as desigualdades sociais com relação gênero. Para isso fizemos a pesquisa web aonde utilizamos método de investigação que envolve a coleta de informações com auxílio da internet. Com essa intenção, compusemos um corpus de três vídeos do canal youtube.com, a partir dos quais foram veiculadas cantigas de dito cantadas por madjuandadis. Assim sendo, a partir dos vídeos, foi possível descrever elementos caraterísticos das associações de mulheres, tais como os instrumentos mais utilizados nas mandjuandadis, entender o serviço e significado dos tecidos pelas mulheres dentro dos grupos e, em seguida, compreender as expressões faciais das mulheres na hora de dança. Por fim, dedicamo-nos a interpretar as cantigas de dito que apareceram nos vídeos, inter-relacionando-as com a importância da associação de mulheres para a sociedade de Guiné-Bissau. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Civilização | pt_BR |
dc.subject | Mandjuandadi (Povo africano) | pt_BR |
dc.subject | Mulheres no desenvolvimento da comunidade - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Tradição oral - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Canções de dito e o grito das mulheres guineenses: resistência por meio da oralidade nas mandjuandadis | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
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