Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Everton Pereira da-
dc.date.accessioned2023-01-24T21:50:19Z-
dc.date.available2023-01-24T21:50:19Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationSILVA, E. P. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3032-
dc.descriptionSILVA, Everton Pereira da. O ensino da LIBRAS e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA). 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA língua de sinais é uma língua natural pertencente à comunidade surda de todo mundo e a LIBRAS aos surdos do Brasil cuja função é de estabelecer a comunicação e interação entre os membros desta comunidade. O presente artigo resulta de uma pesquisa inserida num projeto apoiado pela FAPESB e visa refletir sobre a metodologia de ensino de LIBRAS em São Francisco do Conde (BA) e que sirva de orientação para educação de surdos do país com o objetivo de propor materiais didáticos possíveis que possam melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. É uma pesquisa de caráter exploratória-descritiva que teve como base experimental observações por meio de diversos debates em que foram analisadas as questões referentes ao estudo da população e fenômenos e desta forma chegando à conclusão de que não basta somente existir leis disponíveis em favor do surdo; é necessário a formação adequada de profissionais e professores de LIBRAS, assim como a elaboração de materiais que possam atender a realidade local da pessoa surda. A inclusão passa necessariamente pelo compartilhamento e integração do surdo na vida em sociedade e sem discriminação ou qualquer outra forma de negligencia. Conclui-se ainda que a criatividade do professor é fundamental na criação de materiais didáticos que se aproximam à realidade do aluno surdo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectMaterial didático - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectSurdos - Educação - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleO ensino da LIBRAS e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_arti_evertonsilva.pdf2022_arti_evertonsilva.pdf349,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.