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dc.contributor.authorGomes, Ivanildo Carlos-
dc.date.accessioned2023-01-27T19:08:08Z-
dc.date.available2023-01-27T19:08:08Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationGOMES, I. C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3051-
dc.descriptionGOMES, Ivanildo Carlos. Integração - desafios e perspectivas: o caso dos estudantes guineenses da Unilab/Malês. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem por objetivo principal descrever as questões relacionadas ao processo de integração dos estudantes guineenses dentro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), incluindo os desafios enfrentados por esse público. Neste trabalho também são discutidas questões ligadas ao multiculturalismo, à interculturalidade e à identidade, conceitos importantes para a discussão proposta. Igualmente temos a intenção de compreender as razões que contribuem para a vinda de estudantes da Guiné-Bissau para o Brasil, mais especificamente para a UNILAB, percebendo em que medida o processo de integração intercultural vivido por esses estudantes participam de suas vidas depois de terminarem a graduação. Para a realização da pesquisa foram coletadas informações de estudantes guineenses que estavam em três momentos distintos do processo, a saber: estudantes ingressantes, estudantes em fase de conclusão de curso e estudantes já graduados. Com base nas respostas, realizamos análises qualitativas das respostas a partir de critérios pré-estabelecidos relativos à busca por formação fora da Guiné-Bissau, às dificuldades e desafios enfrentados, à integração – e possível exclusão – vivenciados na universidade e à vida pós-UNILAB e as perspectivas de retorno à Guiné-Bissau. O trabalho em si traz uma abordagem que consegue esclarecer às dificuldades enfrentadas pelos estudantes guineenses, tanto no âmbito acadêmico, quanto pessoal durantes suas formações. A realidade difícil da política e da educação guineenses são fatores fundamentais para que esses estudantes busquem a UNILAB, com seu projeto internacionalista e multicultural, para suas formações acadêmicas. Percebe-se que, antes de regressarem ao país de origem, a prioridade desses estudantes é aproveitar ao máximo todas as oportunidades em termos de graduação e pós-graduação no Brasil, uma vez que, superadas as dificuldades, sentem-se encorajados a realizar sua formação de forma ampla neste país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes - Identidadept_BR
dc.subjectIntegração universitáriapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.titleIntegração - desafios e perspectivas: o caso dos estudantes guineenses da Unilab/Malêspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

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