Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Antonio Vanderlôr Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T13:14:58Z | - |
dc.date.available | 2017-01-25T13:14:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. V. S. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, trazemos uma reflexão sobre os desafios presentes na gestão escolar, principalmente após a reestruturação na concepção do que é ser gestor, incluindo práticas participativas e democráticas, tendo, na pesquisa, o foco para a educação especial. Para isso, traz-se como objetivo geral, verificar a concepção de gestores sobre os desafios presentes na gestão de uma escola especial, procura-se desvendar essa realidade através da pesquisa feita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Piquet Carneiro- Ce. , buscando suporte em autores como Vítor Paro (1991;1996;2001); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996); Karel Kosik (1976), faz-se uma avaliação em torno da gestão escolar em seus vários aspectos, consolidando a argumentação teórica com a pesquisa empírica, na qual gestores são abordados para apresentarem sua percepção da temática apresentada. Nos resultados desta investigação, entre outras constatações, verificou-se que os gestores dão ênfase ao trabalho coletivo, à participação e sempre fazendo menção à gestão democrática e que se sentem comprometidos em corresponder a uma concepção de gestão mais aberta e mais envolvida com o processo ensino-aprendizagem como um todo. Foi observado na pesquisa com o núcleo gestor da escola, que sobre o processo de gestão que é estabelecido na APAE e a interação entre os membros e comunidade escolar, família, comunidade local, é um processo que parece ser mais fácil consolidar nesse tipo de instituição. Em relação aos desafios, uma das gestoras explicou que é difícil, enfrentamos resistência, enfrentamos o medo da família, que mesmo colocando seu filho na APAE, ainda vivencia esse processo com medo, até por uma questão de super proteção mesmo. E temos que lidar com uma sociedade culturalmente discriminadora, mas, são desafios que vêm sendo vencidos, dia a dia. | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Piquet Carneiro - Educação | pt_BR |
dc.title | Os desafios da gestão escolar na educação especial a experiência da APAE de Piquet Carneiro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Antonio Vanderlôr Silva Pereira.pdf | 433,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.