Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Antonio Vanderlôr Silva-
dc.date.accessioned2017-01-25T13:14:58Z-
dc.date.available2017-01-25T13:14:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. V. S. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306-
dc.description.abstractNeste estudo, trazemos uma reflexão sobre os desafios presentes na gestão escolar, principalmente após a reestruturação na concepção do que é ser gestor, incluindo práticas participativas e democráticas, tendo, na pesquisa, o foco para a educação especial. Para isso, traz-se como objetivo geral, verificar a concepção de gestores sobre os desafios presentes na gestão de uma escola especial, procura-se desvendar essa realidade através da pesquisa feita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Piquet Carneiro- Ce. , buscando suporte em autores como Vítor Paro (1991;1996;2001); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996); Karel Kosik (1976), faz-se uma avaliação em torno da gestão escolar em seus vários aspectos, consolidando a argumentação teórica com a pesquisa empírica, na qual gestores são abordados para apresentarem sua percepção da temática apresentada. Nos resultados desta investigação, entre outras constatações, verificou-se que os gestores dão ênfase ao trabalho coletivo, à participação e sempre fazendo menção à gestão democrática e que se sentem comprometidos em corresponder a uma concepção de gestão mais aberta e mais envolvida com o processo ensino-aprendizagem como um todo. Foi observado na pesquisa com o núcleo gestor da escola, que sobre o processo de gestão que é estabelecido na APAE e a interação entre os membros e comunidade escolar, família, comunidade local, é um processo que parece ser mais fácil consolidar nesse tipo de instituição. Em relação aos desafios, uma das gestoras explicou que é difícil, enfrentamos resistência, enfrentamos o medo da família, que mesmo colocando seu filho na APAE, ainda vivencia esse processo com medo, até por uma questão de super proteção mesmo. E temos que lidar com uma sociedade culturalmente discriminadora, mas, são desafios que vêm sendo vencidos, dia a dia.pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPiquet Carneiro - Educaçãopt_BR
dc.titleOs desafios da gestão escolar na educação especial a experiência da APAE de Piquet Carneiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Vanderlôr Silva Pereira.pdf433,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.