Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306
Título: | Os desafios da gestão escolar na educação especial a experiência da APAE de Piquet Carneiro |
Autor(es): | Pereira, Antonio Vanderlôr Silva |
Palavras-chave: | Educação especial Escolas - Organização e administração Inclusão social Piquet Carneiro - Educação |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | PEREIRA, A. V. S. (2014) |
Resumo: | Neste estudo, trazemos uma reflexão sobre os desafios presentes na gestão escolar, principalmente após a reestruturação na concepção do que é ser gestor, incluindo práticas participativas e democráticas, tendo, na pesquisa, o foco para a educação especial. Para isso, traz-se como objetivo geral, verificar a concepção de gestores sobre os desafios presentes na gestão de uma escola especial, procura-se desvendar essa realidade através da pesquisa feita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Piquet Carneiro- Ce. , buscando suporte em autores como Vítor Paro (1991;1996;2001); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996); Karel Kosik (1976), faz-se uma avaliação em torno da gestão escolar em seus vários aspectos, consolidando a argumentação teórica com a pesquisa empírica, na qual gestores são abordados para apresentarem sua percepção da temática apresentada. Nos resultados desta investigação, entre outras constatações, verificou-se que os gestores dão ênfase ao trabalho coletivo, à participação e sempre fazendo menção à gestão democrática e que se sentem comprometidos em corresponder a uma concepção de gestão mais aberta e mais envolvida com o processo ensino-aprendizagem como um todo. Foi observado na pesquisa com o núcleo gestor da escola, que sobre o processo de gestão que é estabelecido na APAE e a interação entre os membros e comunidade escolar, família, comunidade local, é um processo que parece ser mais fácil consolidar nesse tipo de instituição. Em relação aos desafios, uma das gestoras explicou que é difícil, enfrentamos resistência, enfrentamos o medo da família, que mesmo colocando seu filho na APAE, ainda vivencia esse processo com medo, até por uma questão de super proteção mesmo. E temos que lidar com uma sociedade culturalmente discriminadora, mas, são desafios que vêm sendo vencidos, dia a dia. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/306 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Vanderlôr Silva Pereira.pdf | 433,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.