Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Samara Araújo Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T16:34:35Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T16:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, S. A. P (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3087 | - |
dc.description | OLIVEIRA. Samara Araújo Pessoa de. O tempo do recreio na rotina de uma escola em Antonio Diogo-Ce. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo discutir e problematizar quanto ao tempo destinado às atividades lúdicas, especialmente o tempo do recreio, na educação infantil e no ensino fundamental, a partir das observações da rotina de uma escola pública municipal localizada no Distrito de Antônio Diogo do município de Redenção-CE. Foi realizada uma pesquisa de observação das crianças no recreio, tendo como objetivo, descobrir qual o verdadeiro valor dado ao brinca dentro da escola na hora do recreio. Assim como, também perceber além de um questionário com cinco perguntas sobre o recreio: como é organizado, sobre a importância do recreio, sobre as brincadeiras, sobre o tempo do recreio, e a importância do recreio para a criança, o ponto de vista das professoras. Esse questionário foi direcionado às professoras, à diretora e à coordenadora pedagógica. Para a construção de dados para a pesquisa, foi realizado observações em períodos diferentes, pelas quais pudemos constatar que, de fato, o recreio na escola pesquisada não é tão priorizado, como um momento de aprendizado e de construção dos saberes, limitado apenas a 15 minutos, dividido entre: lanchar, brincar, socializar, ir ao banheiro e tomar água, e um dos mais importantes saberes, aprender com o outro por meio das brincadeiras. A pesquisa teve como intuito saber o ponto de vista das professoras da escola e a observação para constatação dos dados e comprovação do que as professoras responderam no questionário a respeito do tempo do recreio. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Recreio | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil e Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.title | O tempo do recreio na rotina de uma escola em Antonio Diogo-Ce | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMARA ARAÚJO PESSOA DE OLIVEIRA TCC.pdf | 2018_mono_sapdeoliveira | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.