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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Carlos Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T16:07:00Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T16:07:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, C. V. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3096 | - |
dc.description | SOUSA, Carlos Vasconcelos De. A música no candomblé e no catolicismo. 24 f. Projeto de Pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música tem diferentes significados e formas de ser propagada e utilizada nas mais diversas religiões desde os tempos mais remotos. Nos rituais religiosos a música faz parte do trabalho de ligação entre o homem e o divino. A linguagem contida na música traz consigo uma carga histórica e antropológica que nos possibilita analisar e buscar - no trabalho comparativo entre a música no candomblé e no cristianismo – uma estrutura comum aos diferentes rituais. Mesmo inserida em práticas ritualísticas diferentes, o uso da música como parte do rito e da crença nos permite perceber uma correspondência em sua utilização. Freud afirma em Totem e tabu que as primeiras práticas religiosas baseavam-se na animação. Um espírito pode migrar de um corpo para o outro, e assim, através do uso da música e da língua, utilizando das diversas simbologias aplicadas à música e a sua prática, ligada ao inconsciente, pode-se atingir a sensação de transe. A forma da música no ritual religioso é anímica, isto é, faz uma operação de saber e de verdade através de um procedimento mágico transcendente. A música não se legitima enquanto instrumento de religação entre os homens e suas divindades por uma relação causal, mas por semelhança e contiguidade. Nesse trabalho irei explorar e buscar entender os significados e as sensações produzidas por ela, e também as diversas funções atribuídas pelos praticantes destes rituais. Tem como objetivo analisar e buscar entender o motivo da forte presença da música e suas funções nos rituais do candomblé e na igreja católica em redenção, suas simbologias e significados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Ritual | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | A música no candomblé e no catolicismo | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CARLOS VASCONCELOS DE SOUSA TCC.pdf | 2018_proj_cvdesousa.pdf. | 291,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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