Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3104
Título: Resistência Cabinda: Uma perspectiva sobre a luta pela independência.
Autor(es): Paulo, Cristóvão José Manuel
Palavras-chave: Cabinda
Independência de Angola
Enclave
Autonomia política
Movimento Independentista do Enclave de Cabinda (FLEC)
Data do documento: 2019
Citação: PAULO, C. J. M. (2019)
Resumo: Este projeto tem como objetivo analisar os efeitos dos conflitos na provincia de Cabinda, entre o movimento independentista do Enclave de Cabinda (FLEC) e as Forças Governamentais (FAA) na perspectiva da populção nativa, deste modo também pretende-se compreender os motivos pelos quais lutam, para além desse fator político mais explícito. Nesse cenário, é preciso considerar a importância do petróleo como a principal fonte de riqueza de Cabinda e, que também tem sido o maior elemento impulsionador dos conflitos armados neste território. Para além disso, os conflitos em Cabinda presupõe-se que são tidos como um verdadeiro comércio para alguns por envolver a negociação entre a consciência e a liberdade, multiplicando, desta forma, as fortunas dos envolvidos. Diante disso, se faz necessário compreender a formação identitária e socioeconómica de Cabinda; avaliar os cabindas e os dramas atuais; entender a disputa política e social dos cabinda: causas e motivações. Para tanto, a pesquisa será conduzida metodologicamente, com uma abordagem de caráter qualitativo ao objeto de estudo, recorrendo às técnicas de buscas bibliográficas e análise documental, quer para a recolha das informações quer para a respectiva análise. A pesquisa proposta pode representar uma oportunidade importante para toda comunidade angolana e também outras comunidades externas de por não conhecerem outros aspectos desse processo histórico e social, por ter sido silenciado durante muitos anos, de forma a abrir caminhos para o fim destes conflitos de uma forma pacífica e sem constrangimentos para ambos os lados.
Descrição: PAULO, Cristóvão José Manuel. Resistência Cabinda: uma perspectiva sobre a luta pela independência. 2019. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3104
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTÓVÃO JOSÉ MANUEL PAULO.pdf2019_proj_cjmpaulo.pdf.1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.