Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3108
Título: A história de Baturité no contexto indígena
Autor(es): Gadelha, Erivan Torres
Palavras-chave: Discriminação na educação
Baturité CE
Relações raciais
Data do documento: 15-Abr-2014
Citação: GADELHA, E. T. (2014)
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado “A história de Baturité no contexto indígena” é um passo a mais na contribuição para confirmar a importância das tribos Jenipapos e Canidés na formação étnica do povo baturiteense. Faço uma viagem na história e em breves relatos ressalto o encontro dos colonizadores com estes primeiros habitantes de nossas terras (Brasil) e como isso transformou o antigo modo de vida dos indígenas por meio de práticas diferenciadas de tratamento, dentre elas destaco às alianças e o recrutamento para fins escravistas. Mesmo fazendo um levantamento histórico do índio no Brasil e no Ceará a pesquisa teve como objetivo principal investigar, salvaguardar e divulgar as contribuições destes silvícolas na história de Baturité. Esse estudo teve como pano de fundo a preocupação em promover o intercambio entre a história e as escolas do referido município, bem como contribuir para o reconhecimento como patrimônio imaterial de Baturité.
Descrição: GADELHA, Erivan Torres. A história de Baturité no contexto indígena. 2014. 38f. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Histórias e Culturas Afro- Brasileira, Indígena e Africana , Instituto de Educação a Distância IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3108
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERIVAN TORRES GADELHA.pdf2014_mono_etgadelha.pdf568,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.