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Título : A ouvidoria como instrumento de aprimoramento na gestão do SUS no município de Redenção-CE
Autor : Bandeira, Maria Adriana Costa
Santos, Maria Josiane da Silva
Pontes, Rita Lopes da Silva de
Gonçalves, Roberta Maria Farias dos Santos
Brito, Erika Helena Salles
Palabras clave : Administração em saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Fecha de publicación : 2014
Citación : BANDEIRA, A. C. M.; SANTOS, M. J. da S.; PONTES, R. L. da S. de; GONÇALVES, R. M. F. dos; BRITO, E. H. S. de (2014)
Resumen : A Ouvidoria do SUS é uma unidade de importância estratégica para a gestão do SUS dentro da secretaria de saúde. Ela é um canal de comunicação entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, levando o cidadão a participar da avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde. Sendo uma forma de controle social, a ouvidoria auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema de saúde. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a Ouvidoria como instrumento de aprimoramento na gestão do SUS de Redenção. Tratou-se de um estudo comparativo e analítico baseado em estratégias de análise comparativa que se realizou na Secretaria de Saúde Municipal, em Redenção, Ceará, no período de janeiro a abril de 2014. Foi realizada uma pesquisa de satisfação em todas as USF (Unidades de Saúde da Família) do Município de Redenção,além as demandas que entraram na ouvidoria. Os resultados tiveram como base todos os meios de entrada da referida ouvidoria: presencial, e-mail, telefone, carta, caixa de sugestão e portal saúde. Este estudo pretendeu estabelecer estratégias e ações para melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde - SUS, mediante a adoção de mecanismos inovadores que possibilitam a participação dos usuários e servidores no mesmo, com o intuito de promovendo sua consciência sanitária e de controle social, afirmar o direito à saúde e consolidar o SUS. Esta pesquisa mostrou que se faz necessário um fortalecimento da ouvidoria como canal de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde e os usuários e servidores dos serviços de saúde, além de conscientizar a os profissionais da atenção básica (principal porta de entrada do SUS) da importância deles em divulgar a ouvidoria; investimento na garantia de qualidade dos serviços nas unidades assistenciais; na qualificação no processo de gestão de pessoas; na ampliação das ações relativas à Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS; e na melhoria no sistema de manutenção preventiva, de comunicação interna, de fluxos e de processos de trabalho nas nossas unidades assistenciais, além de investimento na infraestrutura das unidades de saúde do município de Redenção-CE.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Aparece en las colecciones: Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

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