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dc.contributor.authorBernardo, Edilene da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-27T15:45:55Z-
dc.date.available2023-02-27T15:45:55Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationBERNARDO, E. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3120-
dc.descriptionBERNARDO, Edilene da Silva. O romance “perto do coração selvagem”, de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3° ano de 2015 da escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadora. 2018. 38 f. Projeto de Pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa tem como finalidade Compreender as repercussões das experiências educativas vivenciadas a partir do romance “Perto do coração selvagem” da autora Clarice Lispector, na vida de estudantes que cursaram o 3° ano do ensino médio no ano de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, localizada em Pacoti-CE. A problemática do projeto surge em meio a uma curiosidade de identificar quais as experiências educativas vivenciadas Por esses ex-estudantes, a partir da leitura do livro “Perto do coração selvagem”, atividade essa que foi aplicada durante o projeto intitulado “Semana de literatura, cultura e arte”, na Escola Menezes Pimentel. A justificativa da pesquisa é de ordem pessoal, acadêmica e social. O Referencial teórico desse projeto de pesquisa está baseado nas ideias e reflexões feitas pelos autores como: Larrosa (2015) & Dewey (2011) os dois autores destacam que a experiência é uma parte importante para o processo de desenvolvimento humano e educacional dos indivíduos, todavia há algumas distinções entre esses autores. Para, Dewey quem tem a função de promover as condições de experiências é o ambiente escolar, as metodologias de ensino e principalmente a mediação do/a professor/a, já para Larrosa as condições de possibilidade para que as experiências nos passem envolvem os afetos vividos pelo próprio sujeito. Gotlib (2011) com a biografia “Clarice um vida que se conta’’, autora relata dados biográficos sobra a vida e obra da escritora Clarice Lispector, Martins (2003) & Paulo Freire (2008) evidenciam que a escola e os professores precisam estar cientes da importância do ato de ler, Carvalho & Kastrupastrup (2009) na “Leitura de acolhimento: uma experiência de devir consciente” fazem uma reflexão acerca da experiência a partir da leitura, estes autores foram essenciais para gerar uma ampla reflexão das ideias discutidas no projeto. Compreende-se que, a presente pesquisa é do tipo narrativo de cunho qualitativo, pois, se torna viável a realização de entrevistas narrativas nas quais os entrevistados terão a oportunidade de relatar acontecimentos pessoais e coletivos. É preciso lembrar que, não estar se colocando aqui uma supervalorização a Literatura de Clarice Lispector, mas sim, a reflexão que suas obras trazem para nós e o poder transformador e edificante que a Leitura exerce sobre aqueles que embarcam nessa viagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPerto do coração selvagem - Livropt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectEscola Menezes Pimentel e Leiturapt_BR
dc.titleO romance “perto do coração selvagem”, de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3° ano de 2015 da escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadorapt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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