Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Delfino, Ellen Jardênia | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T16:36:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-16T16:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | DELFINO, E. J. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3130 | - |
dc.description | DELFINO, Ellen Jardênia. Ensino de história nas séries iniciais: PCNs e material didático em sala de aula Redenção-CE. 21 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação no Brasil vem se modificando ao longo do tempo de forma bastante visível. Em todas as áreas existem transformações e atualizações sendo elaboradas, visando uma melhora do ensino em nosso país. Em particular, o ensino de história em nossa pátria tem sido, como outras disciplinas, alvo de estudos e atualizações por parte de pesquisadores e professores. Com isso em mente, este trabalho almeja discutir o ensino de História nas séries iniciais à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e analisar o material didático relativo ao ensino de história local da cidade de RedençãoCE, com o intuito de entender como é feita a transmissão dos conteúdos pelos docentes, quais são suas metodologias e como eles dialogam com os PCNs. É também alvo deste trabalho analisar o material didático buscando entender como ele aborda os conteúdos, se o aluno é tratado enquanto sujeito do conhecimento e se os PCNs estão inseridos neste material. Este trabalho utiliza os estudos de Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli, assim como as concepções de Itamar Freitas como base de sustentação para as teorias abordadas na pesquisa. A metodologia utilizada na pesquisa será o trabalho de campo através da observação em sala de aula e uma revisão bibliográfica de estudos que tratam sobre o ensino de História em séries iniciais, além de análise do material didático utilizado em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) | pt_BR |
dc.subject | Redenção - CE | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Ensino de história nas séries iniciais: PCNs e material didático em sala de aula Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELLEN JARDÊNIA DELFINO TCC.pdf | 2018_proj_ejdelfino.pdf. | 343,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.