Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3132
Título: Diagnose foliar e produtividade da araruta "comum" sob formas de propagação e doses de biofertiizante
Autor(es): Lima, Ana kesya Bernardo
Palavras-chave: Plantas alimentícias não convencionais (PANC´s)
Maranta Arundinaceae L.
Biofertilização
Produtividade
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: LIMA, A. K. B. (2021)
Resumo: Plantas alimentícias não convencionais (PANC´s) são as que possuem uma ou mais partes comestíveis, e que não estão incluídas em nosso cotidiano. Por ainda existir plantações de araruta na região, a ideia principal do trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes doses de biofertilizante e formas de propagação na diagnose foliar, na produção e na pós-colheita da araruta ‘comum’ no Maciço de Baturité. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, sendo avaliadas cinco doses de biofertilizante e três formas de propagação. Na colheita, massa fresca e massa seca da parte aérea das plantas, número médio de rizomas por planta, peso médio dos rizomas, produtividade, comprimento médio, diâmetro médio dos rizomas foram avaliados. A análise do teor de nutrientes presentes nas folhas foi realizada aos 268 dias. Os teores de macro e micronutrientes na diagnose foliar da araruta, quanto às formas de propagação, se destacou a propagação por rizoma inteiro; e quanto às doses de biofertilizantes os teores de Ca, Fe, Zn e Mn tiveram resultados melhores para doses de 900 e 1200 ml planta-1 semana-1, os demais nutrientes não mostraram significância quanto às doses ou foram maiores na dose 0. Para a produtividade por planta obteve-se o maior valor de 2.640,8 g planta-1 para a dose de 1.200 mL planta-1 semana-1 para a forma de propagação por parte do rizoma e para a produtividade total se obteve o valor de 88,03 t ha-1 para a dose de 1.200 mL planta-1 semana-1 também para propagação por parte do rizoma. Quanto a pós-colheita, a forma de propagação por rizoma inteiro também se destacou, os dados tiveram melhores resultados com a adição das doses de biofertilizante, destacando a dose de 1.200 mL planta-1 semana-1. Recomenda-se que a forma de propagação por rizoma inteiro e a dose de 1.200 mL planta-1 semana-1 se destacaram dentre todas as estudadas nesta pesquisa.
Descrição: LIMA, Ana Kesia Bernardo. Diagnose foliar e produtividade da araruta "comum" sob formas de propagação e doses de biofertiizante. 71 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (PGEA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3132
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Kesya Bernardo Lima.pdf2021_diss_akima.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.