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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Basílio, Fernando Félix Jorge | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T17:45:54Z | - |
dc.date.available | 2023-03-16T17:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-01 | - |
dc.identifier.citation | BASÍLIO, F. F. J. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3139 | - |
dc.description | BASÍLIO, Fernando Félix Jorge. Língua materna na educação de adultos: enfoque nas línguas nacional do centro-sul (Umbundu) e norte (Kimbundu) de Angola. 24 f. 2018. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar o uso da língua umbundu do centro e sul de Angola, em especifico na província do Bié e da língua kimbundu da província de Luanda, discutindo acerca da valorização linguística como parte integrante da Educação de Adultos. Quando falamos de língua estamos a falar de um elemento importante na cultura, assim como a etnomatemática, que segundo Santos (2008, p. 70), “tem o propósito de estudar uma matemática, […] mas refletindo a importância epistemológica da cultura local”. O projeto de lei sobre o estatuto das línguas nacionais no seu artigo 2° (2011, p. 9) define que língua materna, “é a língua nacional ou a portuguesa que o indivíduo aprende em primeira instância de vida”. A partir do objetivo geral desta pesquisa que é de “apresentar o uso da língua Umbundu do centro e sul de Angola, em especifico na província do Bié e da língua Kimbundo da província de Luanda, discutindo acerca da valorização linguística como parte integrante da Educação de Adultos”, decidimos escolher trabalhar com o método da pesquisa de caráter qualitativa, visto que a partir do pensamento de Gerhardt & Silveira (2009), a “pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais”(GERHARDT & SILVEIRA, 2009, p. 32). Teremos como técnica de pesquisa a etnografia que segundo Martins (2008), “a técnica etnográfica consiste na inserção do pesquisador no ambiente, no dia-a-dia do grupo investigado” (MARTINS 2008, p. 52). Para realização da pesquisa de campo, em primeiro lugar, será feita a pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, iremos para campo, fazer as entrevistas semiestruturadas que de acordo com Gerhardt & Silveira (2009), “o pesquisador organiza um conjunto de questões (roteiro) sobre o tema que está sendo estudado, mas permite, e às vezes até incentiva, que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo como desdobramentos do tema principal” (GERHARDT & SILVEIRA, 2009, p. 72), em escola de ovimbundos e ambundos, com o objetivo de saber a importância que a língua tem dentro da educação de adultos. Palavra Chaves: Angola; Educação de Adultos; etnomatemática; língua materna; línguas nacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Angola - Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Língua kimbundu - Angola | pt_BR |
dc.title | Língua materna na educação de adultos: enfoque nas línguas nacional do centro-sul (Umbundu) e norte (Kimbundu) de Angola | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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