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dc.contributor.authorBasílio, Fernando Félix Jorge-
dc.date.accessioned2023-03-16T17:45:54Z-
dc.date.available2023-03-16T17:45:54Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.citationBASÍLIO, F. F. J. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3139-
dc.descriptionBASÍLIO, Fernando Félix Jorge. Língua materna na educação de adultos: enfoque nas línguas nacional do centro-sul (Umbundu) e norte (Kimbundu) de Angola. 24 f. 2018. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar o uso da língua umbundu do centro e sul de Angola, em especifico na província do Bié e da língua kimbundu da província de Luanda, discutindo acerca da valorização linguística como parte integrante da Educação de Adultos. Quando falamos de língua estamos a falar de um elemento importante na cultura, assim como a etnomatemática, que segundo Santos (2008, p. 70), “tem o propósito de estudar uma matemática, […] mas refletindo a importância epistemológica da cultura local”. O projeto de lei sobre o estatuto das línguas nacionais no seu artigo 2° (2011, p. 9) define que língua materna, “é a língua nacional ou a portuguesa que o indivíduo aprende em primeira instância de vida”. A partir do objetivo geral desta pesquisa que é de “apresentar o uso da língua Umbundu do centro e sul de Angola, em especifico na província do Bié e da língua Kimbundo da província de Luanda, discutindo acerca da valorização linguística como parte integrante da Educação de Adultos”, decidimos escolher trabalhar com o método da pesquisa de caráter qualitativa, visto que a partir do pensamento de Gerhardt & Silveira (2009), a “pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais”(GERHARDT & SILVEIRA, 2009, p. 32). Teremos como técnica de pesquisa a etnografia que segundo Martins (2008), “a técnica etnográfica consiste na inserção do pesquisador no ambiente, no dia-a-dia do grupo investigado” (MARTINS 2008, p. 52). Para realização da pesquisa de campo, em primeiro lugar, será feita a pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, iremos para campo, fazer as entrevistas semiestruturadas que de acordo com Gerhardt & Silveira (2009), “o pesquisador organiza um conjunto de questões (roteiro) sobre o tema que está sendo estudado, mas permite, e às vezes até incentiva, que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo como desdobramentos do tema principal” (GERHARDT & SILVEIRA, 2009, p. 72), em escola de ovimbundos e ambundos, com o objetivo de saber a importância que a língua tem dentro da educação de adultos. Palavra Chaves: Angola; Educação de Adultos; etnomatemática; língua materna; línguas nacionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAngola - Educação de adultospt_BR
dc.subjectLíngua kimbundu - Angolapt_BR
dc.titleLíngua materna na educação de adultos: enfoque nas línguas nacional do centro-sul (Umbundu) e norte (Kimbundu) de Angolapt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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