Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Título: Gestão de resíduos sólidos
Título(s) alternativo(s): uma análise das condições de trabalho dos catadores no município de Barreira-CE
Autor(es): Costa, Francisco Diógenes Vital da
Palavras-chave: Catadores
Reciclagem
Discriminação
Atividade marginal
Data do documento: 17-Out-2017
Citação: COSTA, F. D. V. da (2017)
Resumo: Vive-se em uma sociedade que encontra a sua legitimação na satisfação de suas necessidades sendo estas em diferentes aspectos. O que se tem observado com o advento da globalização essa busca incessante na satisfação desses desejos tornou o ser humano escravo de seus desejos, sendo estes quase que sumariamente atrelados ao desejo de ter, e o estigma do consumo parece entranhado neste que cedendo aos apelos midiáticos e imediatistas não se fadiga no ato de consumir e esse comportamento tem trazido sérios problemas sejam estes no campo econômico como também vitimando seus pares no campo social. Comportamentos excessivamente consumistas vêm corroborando para o aumento significativo da produção de lixo que, por sua vez, causa um impacto negativo no meio socioambiental. Nesse contexto, surge uma atividade marginal, não aqui entendida como uma atividade que não mereça respeito, ou seja, passível de preconceitos, em hipótese alguma, mas uma atividade insalubre onde na maioria das vezes onde seus trabalhadores sofrem preconceitos e discriminação da sociedade, fala-se aqui da catação de resíduos sólidos, ou a “profissão” de “catador de lixo”. A pesquisa teve como objetivo primordial trazer à tona a realidade dos catadores de materiais recicláveis do município de Barreira partindo do princípio de que apesar destes contribuírem para equacionar o problema da poluição ambiental é recorrente o descaso e a falta de políticas públicas que os valorizem como agentes ambientais que o são e a sua situação destes como indivíduo e ser social. O trabalho constou de uma pesquisa exploratória com natureza qualitativa, sendo a população de estudo constituída por catadores. Demonstra-se que além de restrito, não existem ações pontuais para equacionar essa problemática tendo em vista que a gestão de resíduossólidos urbanos em Barreira não dispõe uma política pública adequada, e no que tange aos catadores de lixo ainda mais agravante, trabalhando em condições subumanas não recebem nenhum tipo de assistência por parte do órgão público municipal.
Descrição: COSTA, Francisco Diógenes Vital da. Gestão de resíduos sólidos: uma análise das condições de trabalho dos catadores no município de Barreira-CE. 2017. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL FRANCISCO DIOGENES VITAL DA COSTA .pdf2017_mono_fdvdacosta.pdf15,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.