Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3151
Título: Análise espaço-temporal do oxigênio dissolvido no açude Castanhão, Ceará, Brasil
Autor(es): Matos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista
Palavras-chave: Oxigênio dissolvido
Qualidade da água
Reservatório
Semiárido
Data do documento: 30-Nov-2021
Citação: MATOS, T. P. de P. B. (2021)
Resumo: As águas represadas estão sujeitas à deterioração de sua qualidade devido à alta taxa de evaporação, redução do fluxo de água em períodos secos e aos aportes de nutrientes oriundos das atividades antrópicas desenvolvidas na bacia hidrográfica. O monitoramento deste recurso natural é uma ferramenta importante para gerenciamento de bacias hidrográficas, principalmente do semiárido devido ao regime meteorológico da região. O presente estudo tem como objetivo analisar a variabilidade do oxigênio dissolvido (OD) e suas relações com os eventos de mortandade de peixe e com a transferência de fósforo entre água e sedimento. Para isso, além de OD foram analisados potencial hidrogeniônico (pH), temperatura (T), salinidade e profundidade das perfilagens realizadas no fundo do açude Castanhão, entre janeiro de 2016 e junho de 2021. Os dados utilizados são referentes a seis postos de amostragem, fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH). Para as análises, utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis, com Post-Hoc, Mann-Kendall, Correlação e Regressão Linear Múltipla. Na análise espacial na superfície da água, foram observados valores de OD, nos seis postos analisados, acima de 5,0 mg. L-1, concordando com o recomendado para criação da tilápia do Nilo e com a resolução CONAMA 357/2005 (OD > 5,0 mg. L-1 para águas doces de classe 2). A análise espacial no fundo do reservatório mostrou que os postos mais profundos CTN-08, CTN-20 e CTN-24 apresentam menor concentração de OD. Pela apreciação dos outros parâmetros, possivelmente a disponibilidade de OD está inversamente relacionada à profundidade do reservatório. Diante das análises estatísticas, foi possível agrupar os postos analisados em dois grupos nas análises de superfície – CTN-20 e CTNs – e em três grupos nas análises de fundo – grupo A (CTN-20, CTN-24 e CTN-08), grupo B (CTN-23 e CTN-03) e grupo C (CTN-16). A análise sazonal no fundo mostrou que o reservatório é mais degradado na estação chuvosa, devido à menor disponibilidade de OD. Resultado possivelmente relacionado à entrada de matéria orgânica trazida pelas águas das chuvas e pela estratificação térmica que dificulta a oxigenação das águas do fundo do reservatório. A análise interanual sugere potencial para liberação contínua de fósforo do sedimento para a coluna d’água na região do grupo A. A Regressão Linear Múltipla apresentou T e pH como bons preditores da variação do OD. Concluiu-se que as análises espaço-temporais são importantes para um melhor entendimento da dinâmica da qualidade da água e para um gerenciamento mais eficiente de reservatórios artificiais.
Descrição: MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista. Análise espaço-temporal do oxigênio dissolvido no açude Castanhão, Ceará, Brasil.113 f. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (PGEA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3151
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THARCIA PRISCILLA DE PAIVA BATISTA MATOS Dissertação.pdf2021_diss_tpdepbmatos.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.