Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3160
Título: O Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, nas Salas de 6º ao 9º Ano da Escola Coronel Vicente Ferreira do Vale
Autor(es): Silva, Cláudia Caetano da
Palavras-chave: Ensino
História
Cultura Africana
Afro-Brasileira
Data do documento: 11-Abr-2014
Citação: SILVA, C. C. (2014)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a questão do ensino da História e cultura africana e afro brasileira nas salas de 6º ao 9º ano, analisar suas contribuições para a formação desses jovens, para que os mesmos reconheçam e valorizem a participação dos africanos e seus descendentes na constituição da nação brasileira. Para um melhor embasamento teórico usamos estudiosos no assunto como (BITTENCOURT, 2008), (LOPES, 2001).A inclusão da história e da cultura afro-brasileira e nos currículos da Educação básica brasileira, através da promulgação das Leis10.639/03 é um momento histórico impar, de crucial importância para o ensino da diversidade cultural no Brasil,pois, somente com a contribuição da ação docente,na construção deste conhecimento, os alunos terão acesso à verdadeira história de nosso povo e ao compreenderem a necessidade de valorização de nossa diversidade, poderão orgulhar-se do que são e respeitar o outro, em sua diferença. Diante disso, é possível afirmar que, em decorrência das atividades, as crianças construírão conosco um conhecimento significativo com relação à influência africana em nossa cultura e passarão a reconhecer esta presença em nossos hábitos e costumes, valorizando assim,a presença do povo negro em nossa sociedade e reconhecendo sua grande contribuição em nossa história.
Descrição: SILVA, Claudia Caetano. O Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, nas Salas de 6º ao 9º Ano da Escola Coronel Vicente Ferreira do Vale. 2014. 36f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Indígena e Africana, Instituto educação a distância - IEAD, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3160
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Caetano da Silva com ficha.pdf2014_mono_ccsilva.pdf469,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.