Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3162
Título: Influência da variabilidade da qualidade da água bruta no custo de tratamento de água no Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza - Ceará
Autor(es): Araújo, Cristiano Dantas
Data do documento: 18-Nov-2022
Citação: ARAÚJO, C. D. (2021)
Resumo: A maioria dos reservatórios situados em regiões tropicais são eutróficos ou hipertróficos, sendo motivo de preocupação para a gestão desses ambientes. A variabilidade da qualidade da água é influenciada pela hidrodinâmica dos reservatórios e se faz importante conhecer essa variação para uma perfeita gestão do corpo hídrico. Os custos relativos ao tratamento de água vêm aumentando consideravelmente devido à degradação dos mananciais. O presente trabalho visa identificar a influência da variabilidade da qualidade da água bruta no custo de tratamento de água no sistema de abastecimento da cidade de Fortaleza. Para isso, foram solicitados dados sobre o sistema que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para a caracterização dos recursos hídricos disponíveis, frente a sua variabilidade interanual e sazonal da qualidade da água bruta, a aos seus custos do tratamento da água, identificando-se ainda os possíveis poluentes ao longo do trajeto destas águas até a estação de tratamento. Foi calculada tendência, efeito sazonal e resíduo dos dados de qualidade da água, teste de Mann Kendall nas tendências das séries, regressão linear múltipla usando, como variável preditora, a turbidez e a cor, além do cálculo da concentração de fósforo na saída do açude Castanhão e que chega no açude Gavião. Não foi identificada tendência nas séries de fósforo, nitrogênio e clorofila a e tendência negativa na série de cianobactérias. A concentração de fósforo que chega no Gavião é maior do que a liberada pelo Castanhão, sugerindo haver algum ponto de adição deste nutriente posterior ao açude Castanhão Já na regressão linear, com a turbidez sendo a preditora, o fósforo e as cianobactérias, são capazes de explicar 51% da turbidez. Quando a Cor foi a variável preditora, as variáveis fósforo e cianobactérias, são capazes de explicar 89% da cor. Na regressão linear dos custos, a turbidez e cor, são capazes de explicar em 99% a variação do custo e as cianobactérias e o fósforo, são capazes de explicar o custo em 77%. Podemos concluir que a variabilidade da qualidade da água que chega na ETA Gavião é influenciada pela mudança do reservatório doador. A precipitação na bacia do açude Gavião, causa um aumento na turbidez na chegada da água a ETA Gavião. Cianobactérias e fósforo são os responsáveis pela turbidez e cor no açude Gavião. Os custos de produção na ETA Gavião são diretamente influenciados pela turbidez, cor, cianobactérias e fósforo.
Descrição: ARAÚJO, Cristiano Dantas. Influência da variabilidade da qualidade da água bruta no custo de tratamento de água no Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza - Ceará. 86f. 2022. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (PGEA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3162
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cristiano Dantas Araújo.pdf2022_cdaraujo.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.